Feira Plástico Brasil 2023 termina edição com recorde de negócios e visitação

A terceira edição da Feira Plástico Brasil – iniciativa da ABIQUIM – Associação Brasileira da Indústria Química – e da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, e organizada pela Informa Markets Brazil, terminou na sexta-feira (31/03) com um saldo de 51 mil visitantes – 13% a mais do que na última edição presencial, em 2019 – que puderam ver de perto os principais produtosinovações, tendências e tecnologias para o setor de transformação de plástico, apresentados por mais de 800 marcas expositoras nacionais e internacionais.

Além das grandes marcas lançarem suas tecnologias em máquinas, equipamentos e acessórios, matérias primas e resinas, moldes e porta moldes, automação industrial, robótica, entre outros produtos e serviços, a feira contou com mais de 80 horas de conteúdo.

Por meio do ‘Parque de Ideias’ – um espaço 100% focado em conteúdos exclusivos, com uma grade de palestras formada a partir de uma pesquisa de mercado com especialistas e apresentações de projetos inovadores por instituições de ensino renomadas com destaque na indústria do plástico no país -, o público ainda teve acesso a experiências nos cinco dias de evento, que ocorreram no formato virtual e presencial, no São Paulo Expo – Exhibition & Convention Center, em São Paulo. A ABIQUIM, em especial, marcou presença nas palestras do Instituto Senai de Inovação sobre circularidade de embalagens flexíveis, com foco nos protocolos regulatórios, aplicações farmacêuticas e alimentícias, além da apresentação sobre modificação de polímeros e projetos de logística reversa.

Sucesso de público e de mostra tecnológica à parte, segundo José Velloso Dias Cardoso, presidente-executivo da ABIMAQ, o evento teve uma excelente performance de vendas, com um grande volume de negócios efetivados na feira.

Na avaliação do presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ, Gino Paulucci Junior, a Plástico Brasil 2023 atuou como uma ferramenta da indústria para consolidar o material como estratégico para todos os segmentos econômicos, ressaltando que o plástico não faz parte do problema, e sim da solução. Ele explicou que no decorrer dos anos, a cadeia produtiva do plástico vem se aprimorando tecnologicamente para tornar a cada dia esse produto mais eficiente, mais leve e com propriedades mais específicas para atender às demandas globais de eficiência e sustentabilidade.

Para André Passos Cordeiro, presidente-executivo da ABIQUIM, mais do que uma catalisadora de negócios, já que reuniu grandes players das indústrias de transformação de plásticos, além de outros segmentos como construção, alimentos e bebidas, automóveis, a Feira Plástico Brasil 2023 foi um palco de inovações, tendências, troca de experiências e soluções. “Um ambiente rico e agregador, alinhado a um momento de grandes oportunidades para o mercado de resinas termoplásticas e para a indústria nacional. O Brasil tem um potencial, sobretudo, para ser uma das indústrias mais pujantes no cenário global, dado as vantagens comparativas, que podem ser transformadas em vantagens competitivas. Significativas reservas de gás natural, grandes fontes de energia e matérias primas renováveis são dois exemplos evidentes dessas vantagens.”

De olho em 2025

De acordo com Liliane Bortoluci, show director da Plástico Brasil, o evento contou com um grupo de empresas realmente comprometidas em dar destaque à diversidade do plástico como insumo e como produto final. Ela afirmou que foram demonstrados na prática, no pavilhão, ciclos industriais completos que evidenciaram o comprometimento da indústria com a economia circular e com a reciclabilidade. Ou seja, o resultado dessa aproximação entre oferta de inovação e tecnologia e a demanda latente do setor foi um intenso volume de vendas – mais de 80% dos expositores negociaram equipamentos.

A próxima edição do evento é de 24 a 28 de março de 2025 e já teve a área de exposição ampliada. Bortoluci adiantou que a Plástico Brasil, em 2025, ocupará cinco pavilhões, um a mais que os quatro ocupados este ano, destacando que a procura por estandes começou ainda durante o evento. Ela disse também que a presença de empresas de outros países também será ampliada, com novos pavilhões internacionais, além de Áustria, China, Índia, Itália.

Foi consenso também entre as empresas que representaram o segmento de resinas na Plástico Brasil que a edição de 2023 elevou o patamar de qualificação do público visitante. Além do alto conhecimento técnico, os profissionais que visitaram o pavilhão nos cinco dias de evento demonstraram intenção de realizar negócios.

Para saber mais sobre a Plástico Brasil, clique em www.plasticobrasil.com.br

E para os que não puderam participar do evento, é possível acompanhar a Cobertura Digital da Plástico Brasil 2023 que acontecerá a partir do dia 24 de abril na plataforma Plástico Brasil Xperience100% online e gratuito.

Fonte:  Abiquim Informa – Edição 879

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