Com a proximidade do evento, que foi o escolhido pelos visitantes por representar a cadeia completa do plástico, associações comentam o reaquecimento da indústria neste ano e o otimismo para a realização de novos investimentos
São Paulo, fevereiro de 2019 – As perspectivas para a indústria do plástico em 2019 são promissoras. Após um período de retração, a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) e o Sindicato da Indústria de Resinas Plásticas (SIRESP), apoiadoras da FEIPLASTIC 2019, a única feira que representa toda a cadeia do plástico, da resina à reciclagem, comentam o reaquecimento da indústria. O setor espera um crescimento de mais de 2,5% na produção de transformados plásticos.
De acordo com a ABIPLAST, a perspectiva é que as empresas busquem destinar seus recursos para otimizar as plantas já existentes, investindo em melhorias de processos e produtos ligados à implementação da indústria 4.0, além de esboçar certo otimismo para realização de novos investimentos e contratações.
Segundo o presidente da associação, José Ricardo Roriz Coelho, este ano o setor deve enfrentar os desafios de imagem e reputação do produto plástico. “Um evento como a FEIPLASTIC traz a possibilidade de divulgar ao grande público o que é a produção do plástico e a preocupação setorial em ter tecnologias que promovam a sustentabilidade. Várias ações estão sendo realizadas no nosso setor no sentido de promover as vantagens desse material e a economia circular”, afirma.
Na visão do SIRESP, o mercado de embalagens também tem forte contribuição para o bom desempenho da indústria plástica. Outros segmentos, como o de bens duráveis e o automotivo, também devem puxar o crescimento do setor. Além disso, em PVC, cerca de 70% das aplicações estão relacionadas à construção civil, setor com forte expectativa de aumento para 2019.
Para o diretor do Sindicato e da Braskem, Américo Bartilotti Neto, para enfrentar esses desafios, a indústria deve atuar de maneira conjunta. “É necessário encontrar alternativas para a gestão adequada de resíduos plásticos pós-consumo, atendendo aos anseios da sociedade como um todo e buscando cada vez mais aumentar a eficiência no consumo”, complementa Neto.
A produtividade do setor é outro desafio para 2019. “Quando falamos em produtividade, estamos relacionando às novidades nas formas de organização, monitoramento e integração da produção trazidas pelas tecnologias que já estamos acostumados a chamar de ‘indústria 4.0’. Nosso setor e o Brasil precisam também se adequar para não ficarem defasados tecnologicamente”, ressalta Roriz
Essa proposta de inovação e sustentabilidade é justamente o que traz a FEIPLASTIC 2019, que tem por essência apontar os caminhos da indústria do plástico não só no Brasil, mas em toda a América Latina. Com uma tradição de quase quatro décadas, representa a cadeia completa do plástico e é reconhecida por como a feira que o mercado escolheu pelos resultados concretos em negócios e networking qualificado para expositores e visitantes de mais de 30 países. A feira acontece entre os dias 22 e 26 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo.
FEIPLASTIC 2019 já abriu credenciamento para visitantes
O credenciamento gratuito para a Feira Internacional do Plástico (FEIPLASTIC) já está aberto: https://www.feiplastic.com.br/Credenciamento/. Marcado para acontecer entre os dias 22 e 26 de abril, no Expo Center Norte, o evento reunirá grandes players da indústria do plástico e apresentará uma área de experiências duas vezes maior, além de importantes apoios institucionais nacionais e internacionais.
São esperadas mais de 1.000 marcas do mundo todo. Isso significa um contato direto de visitantes de toda a América Latina com lançamentos de nomes que compõem a cadeia produtiva, como HAITIAN, YUDO, SIMCO, TEDERIC, ALFAMACH, SARLINGER e BRASIA, no setor de máquinas, além de outras divisões como BRASKEM, CROMEX, COVESTRO, SHULMAN, UNIPAR, RHODIA, MORETO e UNIGEL.
“Todo o plano estratégico da FEIPLASTIC está pautado em 3 grandes pilares: inovação, uma agenda consistente de negócios e sustentabilidade. Viabilizar esses três pilares é o nosso compromisso com a indústria. A Reed realiza investimentos constantes em ferramentas de negócios, todas orientadas e conectadas para a geração de leads”, explica Patrícia Oliveira, gerente de Produto da feira.
As experiências são mesmo os grandes destaques do evento. O espaço reservado para as atrações práticas e interativas foi ampliado e contemplará painéis, espaços para diálogo entre representantes que compõem toda a cadeia produtiva e atividades como: “Rodada de Negócios”, para fechamento de oportunidades; “Conecta Club”, para networking qualificado; e “Área de Inovação”, para apresentação e discussão dos avanços do setor. “Teremos importantes parceiros de conteúdo no evento. A SAE, por exemplo, abordará o plástico como a matéria prima principal aplicada no setor automotivo e em outros modais”, conta Patrícia.
Além da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), a FEIPLASTIC tem a chancela das principais associações do setor: ADIRPLAST, ABIMEI, SINDIPLAST e SIRESP. Também conta com o apoio institucional da ABIA, ABINEE, ABNT, ABRAPLA, ABRE, FIERGS e FIESP, com amplo apoio regional das entidades: SIMPEP, SIMPEPE, SIMPERJ, SIMPESC, SIMPLÁS, SIMPLAVI, SINPLASC, SINDESC, SINPLAST, SIMPLAGO, SIMPLAST-MG, SINDIPLAST-ES, SINDIPLASBA-BA E SINDIPLAST-AL. E internacionais como: Acoplásticos (Colômbia), AUIP (Iberoamericana) e CAIP (Argentina).
“É um evento de grande valor para o desenvolvimento do setor. Iremos proporcionar a melhor vitrine para toda a indústria do plástico, destacando a inovação como o principal driver do setor. Em breve, toda a grade de conteúdo e explanação de todos os eixos que compõem essa área de inovação será divulgada”, finaliza Patrícia.
Credenciamento
Com 30 anos de história, a FEIPLASTIC se consagrou como a verdadeira feira do plástico. São mais 56 mil visitantes e compradores com oportunidades para negócios com os profissionais mais qualificados do mercado. O registro para participação é rápido e gratuito, através da página https://www.feiplastic.com.br/Credenciamento/.
“O visitante precisa programar a sua visita, principalmente quem é de fora do Brasil. É importante não deixar para realizar o credenciamento na última hora e estar atento à programação da feira para escolher a melhor oportunidade de negócio antes mesmo do evento”, finaliza Patrícia Oliveira.
Sobre a FEIPLASTIC A primeira edição foi realizada em 1987, como BRASILPLAST, com o apoio da BRASILPAST, e a partir de 2013 se internacionalizou como FEIPLASTIC, o evento mais importante e tradicional da América do Sul. A FEIPLASTIC sempre teve como missão disseminar conteúdo e atualizar seu público com as principais tecnologias e inovações da indústria do plástico. É a única feira que representa toda a cadeia produtiva do plástico, com players desde a matéria-prima e máquinas até reciclagem, proporcionando aos seus visitantes e expositores um ambiente favorável para geração de negócios e networking qualificado.
Sobre a Reed
A Reed Exhibitions Alcantara Machado atua no Brasil através dos seus escritórios em São Paulo, Recife e Ribeirão Preto. Com um portfólio de cerca de 40 marcas em todo o território nacional, o grupo traz para o Brasil as melhores práticas em exposição de eventos com a experiência de quem é líder mundial neste mercado. Participar de um evento organizado e promovido pela Reed Exhibitions Alcantara Machado é estar em uma vitrine de relacionamento que recebe, anualmente, somente no Brasil, cerca de 1 milhão de compradores. Além do Brasil, a Reed Exhibitions atua em 42 países. São mais de 500 eventos distribuídos pelas Américas, Europa, Oriente Médio e Ásia.
Serviço:
Evento: FEIPLASTIC 2019 – Feira Internacional do Plástico
Data: 22 a 26 de abril de 2019
Horário: 11h as 20h (segunda à sexta-feira)
Local: Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme
Credenciamento gratuito: https://www.feiplastic.com.br/Credenciamento/