A companhia exibiu os copoliésteres Tritan™ MXF de última geração na maior exposição de dispositivos médicos do mundo
São Paulo, fevereiro de 2020 – A Eastman, fornecedora global de plásticos especiais, demonstrou seu compromisso em mitigar o risco aos pacientes e aos médicos com materiais superiores para dispositivos médicos na 35ª Medical Design & Manufacturing (MD&M) West, exposição anual que foi realizada em Anaheim, Califórnia, de 11 a 13 de fevereiro. A empresa lançou um portfólio de polímeros para invólucros e para hardwares de dispositivos médicos eletrônicos. A linha de produtos MXF inaugurada com o Eastman Tritan™ MXF121 é construída com base na comprovada durabilidade e resistência aos desinfetantes do Tritan e a Eastman, em breve, lançará produtos com a classificação UL 94 V-2 de resistência à chama.
“A Eastman agrega mais de 40 anos de experiência no setor médico a nossa mais recente iteração de copoliésteres Tritan MXF”, diz Brad Potter, diretor de Marketing de Plásticos Especiais para uso médico. “Trabalhamos com fabricantes de peças originais para identificar os atributos necessários para os requisitos específicos de produto e para as características de processamento para aprimorar a capacidade de fabricação”.
O resultado do processo colaborativo da Eastman é uma coleção de polímeros para invólucros e para hardwares de dispositivos médicos eletrônicos resistentes à chama. Esses materiais oferecem compatibilidade química insuperável com uma ampla gama de desinfetantes usados no combate às infecções associadas aos cuidados de saúde (IACS), bem como maior durabilidade e maior resistência ao impacto. Os materiais do portfólio Tritan MXF da Eastman permitem facilidade de processamento, com menor força de ejeção para facilitar a desmoldagem.
De acordo com Potter, os copoliésteres Eastman Tritan MXF podem gerar economia em toda a cadeia de valor devido à redução de reparos, de devoluções e de solicitações de uso de garantia decorrentes de quebra do dispositivo, a uma baixa taxa de refugo e a ausência de necessidade de reorganização do maquinário ao mudar de PC/ABS para o Tritan MXF. Além disso, o uso apenas do Tritan MXF em uma montagem reduz as despesas associadas à utilização de vários polímeros, o que pode causar problemas de descoloração e de durabilidade.
“Mudar para o Tritan MXF agrega valor em todo o design e na comercialização do produto e, finalmente, reduz o custo de propriedade”, explica Potter. “Mais importante ainda, o uso de polímeros Tritan MXF em invólucros de dispositivos médicos permite que os profissionais de saúde higienizem esses dispositivos por completo com os desinfetantes adequados, reduzindo a incidência de infecções associadas aos cuidados de saúde e afetando positivamente os resultados dos pacientes”.
A Eastman sediou duas palestras no MDMW: “Considerações sobre o desempenho de materiais críticos para desenvolvimento, projeto e validação bem-sucedidos de embalagens para dispositivos médicos: uma perspectiva global”, na terça-feira, 11 de fevereiro, sobre conformidade com o regulamento de dispositivos médicos da União Europeia e “Uma certificação emergente para a capacidade de limpeza e a durabilidade dos dispositivos médicos: como o teste e a seleção de materiais podem ajudar”, na quarta-feira, 12 de fevereiro, para discutir como a triagem de materiais, a seleção de polímeros e os testes de dispositivos podem permitir a certificação do Healthcare Surfaces Institute.
Sobre Eastman Chemical Company
A Eastman é uma empresa global de materiais avançados que produz uma ampla gama de produtos encontrados em itens que as pessoas usam todos os dias. Com o propósito de melhorar a qualidade de vida de uma maneira considerável, a Eastman trabalha com seus clientes para entregar produtos e soluções mantendo um compromisso com a segurança e com a sustentabilidade. O modelo de crescimento da empresa impulsionado por inovação é favorecido por plataformas de tecnologia de classe mundial, profundo engajamento com cliente e desenvolvimento de aplicações diferenciadas, para ampliar sua posição de liderança em atrativos mercados finais, tais como transporte, construção civil e produtos de consumo. Como uma empresa inclusiva e diversificada, a Eastman emprega, aproximadamente, 14.500 pessoas ao redor do mundo e atende clientes em mais de 100 países. A companhia alcançou, em 2018, aproximadamente, 10 bilhões de dólares em receitas e está sediada em Kingsport, Tennessee, EUA. Para obter mais informações, visite www.eastman.com