São Paulo, fevereiro de 2021 – A Dow, multinacional do setor químico e petroquímico, anunciou Marcelo Cantu como o responsável pelo departamento de Pesquisa & Desenvolvimento e Inovação da organização na América Latina. O executivo substituirá Ana Claudia Rueda, que recentemente foi nomeada Diretora de Pesquisa & Desenvolvimento e de Serviço Técnico & Desenvolvimento para o negócio de Tintas & Revestimentos da Dow na Europa, Oriente Médio e África, baseada em Seneffe, na Bélgica.
Neste papel, Marcelo terá a responsabilidade de trabalhar com a liderança da área de Pesquisa & Desenvolvimento dos diferentes negócios da empresa na região para desenvolver ainda mais a estrutura da equipe e a cultura de inovação da Dow. O objetivo é impulsionar a trajetória de parcerias e colaborações da empresa com clientes, donos de marca e toda a cadeia de valor, desenvolvendo soluções cada vez mais inovadoras e sustentáveis, alinhadas com as métricas ESG.
“Como novo responsável pelas frentes de P&D e Inovação da empresa quero continuar fortalecendo a posição da Dow como uma empresa que está na vanguarda das tendências de inovação, fomentando soluções mais sustentáveis, inclusivas e seguras para as pessoas e para o planeta. Queremos mostrar um novo jeito de fazer negócios, por meio do nosso conhecimento especializado em ciência dos materiais e da colaboração com nossos clientes e parceiros”, destaca Marcelo.
Marcelo Cantu iniciou sua trajetória na Dow em 2007 e, atualmente, atua como diretor de Serviço Técnico & Desenvolvimento da área de Embalagens e Especialidades Plásticas da Dow para a América Latina, função na qual é responsável por liderar o desenvolvimento de produtos inovadores na área de embalagens, consumo e transportes. Além disso, tem como objetivo seguir estruturando e desenvolvendo uma organização técnica que seja referência de competência, qualidade e confiança nos mercados e países que a companhia atua.
Anteriormente, o executivo comandou a equipe de Serviço Técnico & Desenvolvimento da Dow Poliuretanos na América Latina e implementou uma estrutura de gestão organizacional com o objetivo de melhorar a eficiência das operações. Além disso, aperfeiçoou o processo de inovação para acelerar os desenvolvimentos. Marcelo também atuou como Líder Técnico global do segmento de Eficiência Energética, tendo contribuído para o estabelecimento de uma estrutura multifuncional de trabalho, melhor gestão dos projetos de inovação e compartilhamento de informações entre as regiões.
Sobre a Dow
A Dow (NYSE: DOW) combina alcance global; escala e integração de ativos; inovação focada e expertise em ciência dos materiais; liderança em frentes de negócio; e em ESG (meio ambiente, social e governança) para alcançar crescimento lucrativo e possibilitar um futuro mais sustentável. Sua ambição é se tornar a empresa de ciência dos materiais mais inovadora, centrada no cliente, inclusiva e sustentável do mundo. O portfólio diferenciado de plásticos, intermediários industriais, revestimentos e silicones da Dow oferece uma grande variedade de produtos e soluções de base científica a clientes em segmentos de mercado de alto crescimento, como embalagens, infraestrutura, mobilidade e aplicações para o consumidor. A Dow opera 104 unidades fabris em 31 países e emprega cerca de 35.700 pessoas. Em 2021, gerou aproximadamente US$ 55 bilhões em vendas. Referências à Dow ou à Companhia significam a Dow Inc. e suas subsidiárias.
Para obter mais informações, acesse www.dow.com ou siga @DowNewsroom no Twitter.