Embalagem inédita e com tecnologia exclusiva de camada única garante preservação eficaz, pureza do produto e maior praticidade e comodidade para grandes consumos
A comercialização de embalagens tamanho família, já usual em diversos países e em crescimento no Brasil, se expande agora no mercado nacional para os consumidores de leite UHT com o lançamento da garrafa PET de 1,5L. Inédita no segmento, a embalagem foi desenvolvida pela multinacional Plastipak em colaboração com a Usina de Laticínios Jussara, explorando o mercado de famílias numerosas e o âmbito da praticidade, uma vez que é de fácil manuseio e armazenamento, encaixando na porta da geladeira.
Outro destaque é sua tecnologia de camada única (monolayer), que assegura não só a preservação correta, segurança e pureza do produto mas também facilita o processo de reciclagem, beneficiando toda a cadeia de produção, inclusive podendo voltar à própria embalagem.
A tecnologia monocamada da Plastipak funciona como uma barreira à luz sem a necessidade de barreiras adicionais ou rótulos especiais, eliminando os riscos de delaminação, tipo de desprendimento interno de camadas e/ou materiais que pode ocorrer em outros tipos de embalagem comprometendo a validade do produto.
“Nos últimos anos, vem crescendo a disponibilidade de embalagens tamanho família no mercado nacional para uma diversidade de produtos”, aponta o diretor geral da Plastipak no Brasil, Dinis Mota. Segundo ele, essa tendência assemelha-se ao que acontece em outros mercados, especialmente o norte americano, em que sobressai a praticidade, facilidade de manuseio e a conveniência, sobretudo em famílias numerosas. “Dessa forma, ficamos satisfeitos em ter desenvolvido, juntamente com a Usina de Laticínios Jussara, essa nova solução de 1,5L, complementando a variedade da linha de leites UHT da marca que, desde 2015, passou a utilizar a nossa tecnologia PET em camada única nas embalagens de um litro, em um movimento pioneiro no segmento”, acrescenta o executivo.
Sustentabilidade garantida da produção à reciclagem
Como empresa global, responsável pela produção de mais de 40 bilhões de embalagens por ano no mundo, focada em manter e ampliar produtos e processos que garantam a sustentabilidade e preservação do meio ambiente, a Plastipak investiu na criação da exclusiva tecnologia de camada única (monolayer) para a garrafa PET, assegurando menor impacto ambiental na produção e reciclagem. Por ser monocamada, aumenta o leque de opções de reutilização inclusive pode voltar a ser uma garrafa, habilitando assim o ciclo “back to bottle”, com processo de reciclagem mais fácil em comparação com outras soluções de embalagens alternativas para leite UHT.
Outro destaque são as aplicações amplas e mais nobres que podem ser dadas à resina fabricada a partir do descarte da embalagem PET monolayer em indústrias como a de fibra têxtil, cordas, vassouras, chapas e plásticos de engenharia, entre outras. Maior utilização gera maior demanda pelo produto, o que beneficia toda a cadeia de valor, desde a coleta, as cooperativas, os recicladores e os fabricantes de embalagem.
Gerar essa verdadeira corrente do bem é valor intrínseco da Plastipak, assim como a sustentabilidade de todas as suas ações, como explica Mota. “Assegurar a reciclagem dos nossos produtos é parte fundamental da nossa estratégia e do nosso dia a dia. Nossa preocupação é sempre trazer inovações para os nossos parceiros e consumidores que colaborem com o meio ambiente e promovam a melhoria da qualidade da população como um todo”, finaliza Mota.
A Global PET é a empresa responsável pela transformação das garrafas descartadas em resina PET-PCR de grau alimentício (material resultante da reciclagem validado pela ANVISA e comercialização para reutilização.
Dados para referência de mercado:
∙ O mercado brasileiro de embalagens movimentou R$ 60,6 bilhões em 2016, sendo 40% provenientes de embalagens plásticas
∙ Representa, aproximadamente, 1% do PIB nacional (referência: FGV/ABRE)
∙ Gera 216 mil postos de trabalho
∙ 80% dos produtos expostos no PDV utilizam apenas e exclusivamente a embalagem como forma de divulgação (referência: POPAI Brasil)
Dados para referência da Plastipak:
∙ Produz mais de 40 bilhões de embalagens por ano
∙ Possui mais de 1000 patentes ao redor do mundo
∙ Atende 137 indústrias e 225 marcas no Brasil
∙ Mais de 100 gramaturas de preformas disponíveis que atendem às embalagens de 50 ml até 20 litros
∙ Possui soluções em diversas categorias, tais como: alimentos, bebidas, produtos de limpeza e cuidados pessoais
∙ Ganhadora do Prêmio ABRE 2016 pelo desenvolvimento de garrafa de lácteos para Jussara Jump e pelo desenvolvimento do Pote oval Heinz, que também foi vencedor do Prêmio WPO de embalagem.
∙ Ganhadora do Prêmio ABRE 2015 pelo desenvolvimento de garrafa em PET para leite UHT 100% reciclável para a marca Jussara e, também, pelo desenvolvimento de solução em PET para água sanitária.
∙ Desenvolvimento da embalagem Ninho Fruti da Nestlè, que resultou em uma das menores preformas disponíveis no mercado, reconhecida pelo Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira e pela World Packaging Organization em 2014.
Sobre a Plastipak
A Plastipak é uma empresa referência em qualidade e tendências de embalagens plásticas rígidas, tais como preformas, frascos e potes em resina PET e HDPE. Oferecendo soluções completas e inovadoras para os mercados de bebidas, alimentos, higiene pessoal e limpeza, industrial e automotivo. A Plastipak possui tecnologias exclusivas, tais como o PET Barriers, Thermoshape, DirectObjectPrint e Diamond Clear.
Líder em inovações para a indústria de embalagens, com mais de 1.000 patentes ao redor do mundo, a empresa opera em mais de 40 fábricas nos 5 continentes. Com 6 centros de desenvolvimento e inovação, sendo um deles no Brasil, os clientes Plastipak contam com a tradição e confiança de uma empresa global que completa 50 anos de mercado neste ano e com a dedicação e exclusividade do atendimento de um time local. Mais que uma solução completa em embalagens, a Plastipak cria produtos que inspiram escolhas e promovem soluções que envolvem marcas e corações. A Plastipak foi fundada em 1967 e está sediada em Plymouth, Michigan.
Sobre a Usina de Laticínios Jussara
Empresa fundada em 1954, a Usina de Laticínios Jussara conta com fábrica sede em Patrocínio Paulista (SP) e unidade industrial em Araxá (MG). A sua sólida estrutura conta ainda com 25 postos de captação de leite nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná e Goiás, que recebem leite diariamente de 4.000 produtores rurais exclusivos.
A Jussara é marca líder em vendas de leite UHT no estado de São Paulo, e quinto colocado no mercado nacional, segundo pesquisas publicadas APAS (Associação Paulista de Supermercados) e ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) e realizadas por Kantar World Panel e ACNielsen.