Consumidores de leite UHT ganham opção da garrafa PET em 1,5L

Embalagem inédita e com tecnologia exclusiva de camada única garante preservação eficaz, pureza do produto e maior praticidade e comodidade para grandes consumos

 A comercialização de embalagens tamanho família, já usual em diversos países e em crescimento no Brasil, se expande agora no mercado nacional para os consumidores de leite UHT com o lançamento da garrafa PET de 1,5L. Inédita no segmento, a embalagem foi desenvolvida pela multinacional Plastipak em colaboração com a Usina de Laticínios Jussara, explorando o mercado de famílias numerosas e o âmbito da praticidade, uma vez que é de fácil manuseio e armazenamento, encaixando na porta da geladeira.

Outro destaque é sua tecnologia de camada única (monolayer), que assegura não só a preservação correta, segurança e pureza do produto mas também facilita o processo de reciclagem, beneficiando toda a cadeia de produção, inclusive podendo voltar à própria embalagem.

A tecnologia monocamada da Plastipak funciona como uma barreira à luz sem a necessidade de barreiras adicionais ou rótulos especiais, eliminando os riscos de delaminação, tipo de desprendimento interno de camadas e/ou materiais que pode ocorrer em outros tipos de embalagem comprometendo a validade do produto.

“Nos últimos anos, vem crescendo a disponibilidade de embalagens tamanho família no mercado nacional para uma diversidade de produtos”, aponta o diretor geral da Plastipak no Brasil, Dinis Mota. Segundo ele, essa tendência assemelha-se ao que acontece em outros mercados, especialmente o norte americano, em que sobressai a praticidade, facilidade de manuseio e a conveniência, sobretudo em famílias numerosas. “Dessa forma, ficamos satisfeitos em ter desenvolvido, juntamente com a Usina de Laticínios Jussara, essa nova solução de 1,5L, complementando a variedade da linha de leites UHT da marca que, desde 2015, passou a utilizar a nossa tecnologia PET em camada única nas embalagens de um litro, em um movimento pioneiro no segmento”, acrescenta o executivo.

 Sustentabilidade garantida da produção à reciclagem

Como empresa global, responsável pela produção de mais de 40 bilhões de embalagens por ano no mundo, focada em manter e ampliar produtos e processos que garantam a sustentabilidade e preservação do meio ambiente, a Plastipak investiu na criação da exclusiva tecnologia de camada única (monolayer) para a garrafa PET, assegurando menor impacto ambiental na produção e reciclagem. Por ser monocamada, aumenta o leque de opções de reutilização inclusive pode voltar a ser uma garrafa, habilitando assim o ciclo “back to bottle”, com processo de reciclagem mais fácil em comparação com outras soluções de embalagens alternativas para leite UHT.

Outro destaque são as aplicações amplas e mais nobres que podem ser dadas à resina fabricada a partir do descarte da embalagem PET monolayer em indústrias como a de fibra têxtil, cordas, vassouras, chapas e plásticos de engenharia, entre outras. Maior utilização gera maior demanda pelo produto, o que beneficia toda a cadeia de valor, desde a coleta, as cooperativas, os recicladores e os fabricantes de embalagem.

Gerar essa verdadeira corrente do bem é valor intrínseco da Plastipak, assim como a sustentabilidade de todas as suas ações, como explica Mota. “Assegurar a reciclagem dos nossos produtos é parte fundamental da nossa estratégia e do nosso dia a dia. Nossa preocupação é sempre trazer inovações para os nossos parceiros e consumidores que colaborem com o meio ambiente e promovam a melhoria da qualidade da população como um todo”, finaliza Mota.

A Global PET é a empresa responsável pela transformação das garrafas descartadas em resina PET-PCR de grau alimentício (material resultante da reciclagem validado pela ANVISA e comercialização para reutilização.

Dados para referência de mercado:

         O mercado brasileiro de embalagens movimentou R$ 60,6 bilhões em 2016, sendo 40% provenientes de embalagens plásticas

         Representa, aproximadamente, 1% do PIB nacional (referência: FGV/ABRE)

         Gera 216 mil postos de trabalho

         80% dos produtos expostos no PDV utilizam apenas e exclusivamente a embalagem como forma de divulgação (referência: POPAI Brasil)

 

 Dados para referência da Plastipak:

         Produz mais de 40 bilhões de embalagens por ano

         Possui mais de 1000 patentes ao redor do mundo

         Atende 137 indústrias e 225 marcas no Brasil

         Mais de 100 gramaturas de preformas disponíveis que atendem às embalagens de 50 ml até 20 litros

         Possui soluções em diversas categorias, tais como: alimentos, bebidas, produtos de limpeza e cuidados pessoais

         Ganhadora do Prêmio ABRE 2016 pelo desenvolvimento de garrafa de lácteos para Jussara Jump e pelo desenvolvimento do Pote oval Heinz, que também foi vencedor do Prêmio WPO de embalagem.

         Ganhadora do Prêmio ABRE 2015 pelo desenvolvimento de garrafa em PET para leite UHT 100% reciclável para a marca Jussara e, também, pelo desenvolvimento de solução em PET para água sanitária.

         Desenvolvimento da embalagem Ninho Fruti da Nestlè, que resultou em uma das menores preformas disponíveis no mercado, reconhecida pelo Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira e pela World Packaging Organization em 2014.

 

Sobre a Plastipak

A Plastipak é uma empresa referência em qualidade e tendências de embalagens plásticas rígidas, tais como preformas, frascos e potes em resina PET e HDPE. Oferecendo soluções completas e inovadoras para os mercados de bebidas, alimentos, higiene pessoal e limpeza, industrial e automotivo. A Plastipak possui tecnologias exclusivas, tais como o PET Barriers, Thermoshape, DirectObjectPrint e Diamond Clear. 

 Líder em inovações para a indústria de embalagens, com mais de 1.000 patentes ao redor do mundo, a empresa opera em mais de 40 fábricas nos 5 continentes. Com 6 centros de desenvolvimento e inovação, sendo um deles no Brasil, os clientes Plastipak contam com a tradição e confiança de uma empresa global que completa 50 anos de mercado neste ano e com a dedicação e exclusividade do atendimento de um time local. Mais que uma solução completa em embalagens, a Plastipak cria produtos que inspiram escolhas e promovem soluções que envolvem marcas e corações. A Plastipak foi fundada em 1967 e está sediada em Plymouth, Michigan. 

 Sobre a Usina de Laticínios Jussara

Empresa fundada em 1954, a Usina de Laticínios Jussara conta com fábrica sede em Patrocínio Paulista (SP) e unidade industrial em Araxá (MG).  A sua sólida estrutura conta ainda com 25 postos de captação de leite nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná e Goiás, que recebem leite diariamente de 4.000 produtores rurais exclusivos.

A Jussara é marca líder em vendas de leite UHT no estado de São Paulo, e quinto colocado no mercado nacional, segundo pesquisas publicadas APAS (Associação Paulista de Supermercados) e ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) e realizadas por Kantar World Panel e  ACNielsen.

<<Anterior | Próximo>>