Autoridades puderam conhecer de perto os espaços que serão implementados no Centro de Inovação e Tecnologia da cidade
Representantes dos poderes Executivo e Legislativo, educacional e empresarial de Itajubá, cidade que fica na região Sul de Minas Gerais, estiveram na capital, no dia 19/01, para conhecer as instalações e o trabalho realizado no Centro de Inovação e Tecnologia (CIT-SENAI), no bairro Horto, em Belo Horizonte, e no Centro de Treinamento de Desenvolvimento da Indústria 4.0 (Centro 4.0), no bairro Cidade Industrial, em Contagem.
A visita acontece em um momento muito importante de integração entre o município de Itajubá com o Sistema FIEMG. Guilherme Ferraz, CEO HVEX, que projetou o hub de inovação em Itajubá, diz que o evento está baseado “na conexão entre as entidades interessadas para desenvolver a indústria e a tecnologia brasileira, dentre estas entidades foram a Prefeitura Municipal de Itajubá, a Universidade Federal, Incubadora Inovai sob a coordenação da FIEMG. Para alavancar o projeto está em elaboração a unidade, trazendo as melhores práticas de gestão da inovação em um arcabouço suplantado de investimento em laboratórios de prototipação e manufatura”.
O CIT Park será um complexo hub de inovação onde se concentram grandes investidores em tecnologias e desenvolvimento, para melhorar cada vez mais os produtos e processos do SENAI e, com isso, melhorar a oferta aos consumidores e ao mundo.
Um dos anfitriões da visita, o assessor do diretor regional para a gestão do CIT, Carlos Bork, explicou todos os detalhes do CIT aos visitantes. O assessor afirma que quando se recebe autoridades com a possibilidade de um grande investimento, significa que o trabalho da federação está sendo bem feito. “A Federação das Indústrias é feita exatamente para isso: juntar os entes em cima de um bem comum. Nós temos todo um trabalho com o CIT Park que irá se intensificar, mas sem o apoio desses setores nada se realiza. Nesse momento colocamos um marco na próxima etapa, que é conseguir os grandes parceiros para a realização do CIT Park”, explica.
Ingrith Gonçalves, anfitriã e coordenadora do Centro 4.0, afirma que o SENAI Centro 4.0 é uma unidade que proporciona uma experiência imersiva no contexto da Indústria 4.0 por meio da aplicação de tecnologias habilitadoras. “Foi uma grande satisfação receber a comitiva de Itajubá, que conheceu cada ambiente com grande entusiasmo e juntos vislumbrarmos oportunidades para desenvolvimento das indústrias locais e comunidade”, relata a coordenadora.
O secretário municipal de ciências, tecnologia, indústria e comércio de Itajubá, Fernando Bissacot, endossa que a missão itajubense ao CIT SENAI e ao Centro 4.0 foi uma oportunidade para os principais integrantes do ecossistema de Itajubá — poder público, academia e setor empresarial — conhecerem mais e melhor as iniciativas de inovação e tecnologia voltadas totalmente para o mercado. “Ficamos impressionados com a alta tecnologia disponível nos vários institutos e em seus numerosos laboratórios de ponta. Estamos felizes e muito animados por Itajubá ter sido contemplada em receber investimentos da FIEMG num empreendimento similar ao CIT”, comenta o representante do poder público de Itajubá.
A FIEMG não se responsabiliza por quaisquer falhas, inclusive omissões, existentes na mensagem ou que decorram de sua transmissão, bem como prejuízos provenientes de qualquer alteração do conteúdo. Tais ocorrências são da responsabilidade de seu autor e não refletem a opinião da empresa.