Braskem apresentou seus esforços em transformação digital na Feira K 2019

Petroquímica apresentou pela primeira vez suas iniciativas para criar oportunidades internas de alavancar seus esforços para a transformação da indústria química no mundo

São Paulo, 21 de outubro de 2019 — A Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas e líder mundial na produção de biopolímeros, demonstrou a aceleração de sua Transformação Digital na Feira K, maior evento mundial do setor de plástico e borrachas, realizado até 23 de outubro em Düsseldorf, na Alemanha. Como parte da estratégia da companhia de fortalecer sua posição na indústria petroquímica, as iniciativas gerarão valor para clientes, funcionários e a própria empresa ao incorporarem tecnologias digitais avançadas em áreas operacionais estratégicas.

Em apoio a esse esforço, a Braskem criou um Centro Digital, que comandará sua transformação e integrará todas as atividades digitais em nível global. Hoje, a Braskem tem mais de 50 iniciativas que abordam os principais aspectos da cadeia de valor de ponta a ponta, inteligência artificial (AI, na sigla em inglês) utilizando tecnologias digitais avançadas, big data, análises de dados e novas maneiras de trabalhar. A companhia está criando novas propostas digitais, a partir da incubação de startups, a fim de repensar fatores que impactam seu negócio e a indústria petroquímica em geral. Isso inclui oportunidades de gerar valor em áreas como produção, cadeia de valor, marketing e vendas, que melhorarão a posição da Braskem como líder global no seu setor.

O CEO da Braskem, Fernando Musa, explica que esse é um momento crucial na história da companhia: “Temos buscado oportunidades nos nossos negócios para adotar iniciativas digitais que possam melhorar os processos e elevar a produtividade naquilo que já fazemos bem. Novas ferramentas digitais, principalmente as que utilizam AI e Big Data, estão nos permitindo compilar dados e alavancar informações para otimizar nossos sistemas e reduzir ineficiências. É a maior revolução na indústria petroquímica em décadas e definitivamente impactará nossa cadeia de valor”, conclui.

Uma das iniciativas do Centro Digital é a Integração Digital Braskem – Cliente, que utiliza tecnologias como ‘advanced machine learning‘ para integrar processos utilizando dados de alta qualidade sobre os produtos da Braskem e o desempenho dos ativos dos clientes.

De acordo com Nicolai Duboc, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Braskem, “o maior desafio do projeto de Integração Digital Braskem – Cliente é aumentar a eficiência de produção dos nossos clientes. Isso será feito com a oferta do melhor design de produto e uma recomendação da configuração ideal dos equipamentos de conversão, para que a linha de produção possa funcionar da melhor forma possível. Isso será possível somente com uso intensivo de AI, para entender profundamente as correlações entre design de produto, condição de processamento e indicadores de qualidade da base de dados da Braskem e dos seus clientes. Assim que o projeto estiver totalmente implementado, nossos clientes terão melhorias significativas no rendimento da linha de produção, disponibilidade de equipamentos (ex.: configuração para uma linha de produção mais rápida) e qualidade da produção”.
                                                                                                                              

Sobre a Braskem

Os 8 mil Integrantes da Braskem se empenham todos os dias para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico, engajados na cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Com 41 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha e receita líquida de R$ 58 bilhões (US$ 15,8 bilhões), a Braskem possui produção anual de mais de 20 milhões de toneladas de resinas plásticas e produtos químicos e exporta para Clientes em aproximadamente 100 países.