Companhia chilena investe em pesquisa e desenvolvimento para desenvolver alternativas de embalagens biodegradáveis e compostáveis
Fundada em 2016 no Chile, a Bioelements, empresa líder em soluções inovadoras e sustentáveis para embalagens, que oferece diversas alternativas de base biológica, biodegradáveis ou compostáveis, surgiu em Punta Arenas, extremo sul do Chile, após a proibição das sacolas em 2014. Foi a legislação que abriu as portas para novas oportunidades de sustentabilidade e o início do caminho de expansão da empresa para a América Latina, com o propósito de criar, por meio de pesquisa e desenvolvimento, um produto que respondesse à crescente preocupação com a sustentabilidade e a proibição do uso de sacolas plásticas no sul do país de origem.
De 2020 a setembro de 2024, a atuação da Bioelements permitiu que mais de 20 mil toneladas de plástico convencional, que poderiam chegar ao meio ambiente, fossem substituídas pelo plástico biodegradável desenvolvido pela companhia, que tem conquistado reconhecimento global e ampliado sua atuação em diversos mercados por meio de parcerias estratégicas com instituições científicas e de ensino.
Ignacio Parada conta que este ano a companhia reafirmou seu compromisso com a sustentabilidade ao se unir ao Pacto Global da ONU, o programa de sustentabilidade corporativa das Nações Unidas, e à Race to Zero, campanha global que busca o engajamento de diversos setores da sociedade para zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050; além de lançar novas soluções circulares, como embalagens de alta barreira e autoadesivas para o mercado de e-commerce.
“Consolidando os investimentos, também inauguramos o Bioelements Lab no Chile, um centro dedicado à inovação, pesquisa e desenvolvimento. Firmamos, ainda, parceria com o Pacto dos Plásticos do México junto à organização WWF (World Wide Fund for Nature) e WRAP (Waste and Resources Action Programme). Além disso, fomos reconhecidos pela Statista e The Financial Times como uma das empresas de crescimento mais rápido nas Américas, atingindo a marca de mais de 250 clientes em sete países”, disse Ignacio.
Olhar para o futuro
Atualmente, a Bioelements conta com 23 plantas de produção, além de convênios de colaboração com renomadas universidades, como a Michigan State University e a Clemson University, ambas nos EUA, e a UDT, no Chile. E a evolução não para. De acordo com Parada, “em 2025, será lançado o software de inteligência artificial Cyllium, desenvolvido para prever os tempos de biodegradação de diferentes produtos e materiais, impulsionando a inovação na indústria”.
A empresa chegou ao território brasileiro em 2021 apostando na crescente demanda do país por embalagens sustentáveis. Adriana Giacomin, Country Manager da corporação no Brasil, relata que “de 2022 a 2023 a atuação foi ampliada em aproximadamente 400%. Em 2024, queremos fechar em 360% e seguir crescendo em 2025. Temos grandes parceiros no setor de varejo e e-commerce, como a Privalia, AR&Co, os Supermercados Justo, entre outros, que investiram para liderar a mudança em seus setores. Acreditamos que mais empresas vão se espelhar nesses exemplos para atender a essa tendência e expectativa dos consumidores”, destaca.
História é movimento
Em seus primeiros anos de operação, a companhia conquistou grandes clientes, como a Falabella, Salcobrand e Cencosud, no Chile. Logo em 2018, iniciou a expansão para os mercados de Peru e México e firmou colaborações importantes com a Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) e o IDIEM, ampliando ainda mais a credibilidade com as certificações de seus produtos.
Parada conta que, em 2020, a corporação marcou um importante avanço com a obtenção da certificação como empresa B. “Promover o desenvolvimento social e ambiental sempre foi a nossa prioridade. No mesmo ano, conquistamos a primeira certificação para bolsas, camisetas e sacos OK compost INDUSTRIAL pela TUV, líder global em testes, inspeções e certificações, o que reforçou o nosso compromisso com práticas sustentáveis”.
Em 2021, além de chegar ao mercado brasileiro, a Bioelements instituiu uma parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). No mesmo ano, abriu mercado na Colômbia, com colaboração da Universidade dos Andes e recebeu o prêmio Pwc Chile Inovação. “Em 2023, completamos uma rodada de investimentos de US$ 30 milhões com o BTG Pactual, investimos e expandimos. A Bioelements completa oito anos com expectativa de ultrapassar 300% em crescimento no Brasil.
Sobre a Bioelements
A Bioelements é uma empresa baseada na ciência e tecnologia, especializada no desenvolvimento e produção de embalagens bioplásticas que se biodegradam em no máximo em 20 meses. A companhia trabalha em colaboração com a academia para inovar e cumprir o propósito de liderar a indústria de embalagens em direção a um modelo ambientalmente responsável, oferecendo uma ampla gama de produtos que reduzem a pegada de carbono e enfrentam o desafio da poluição. A Bioelements nasceu no Chile em 2016 e, atualmente, está presente em toda a América Latina e nos Estados Unidos, possuindo mais de 200 clientes nos países nos quais atua.
Acesse o site: www.bioelementsla.com/pt/home