BASF participou de edição virtual do Inspiramais e apresentou novo projeto de chinelo em poliuretano e TPU 3D printing

  • Modelo proposto pela companhia é composto por PU (poliuretano), material pouco utilizado nesse tipo de calçado e TPU (poliuretano termoplástico) via impressão em 3D, uma inovação no mercado de calçados
  • Evento semestral aconteceu de forma online devido à pandemia do coronavírus, mas não deixou de apresentar o que há de novo para a indústria calçadista

 

A BASF é uma das principais fornecedoras para a indústria calçadista e, além de soluções, a companhia busca oferecer inovação e tecnologia para seus clientes. E é isso o que ela levou na segunda edição deste ano do Inspiramais, que aconteceu virtualmente entre os dias 25 e 27 de agosto.

 

 

 

 

Único evento voltado para design e inovação da América Latina, o Inspiramais expõe os lançamentos de mais de mil materiais desenvolvidos pelas empresas participantes. Nesta edição, a BASF (em parceria com a Tecpol e a Additiva 3D Printing) trouxe uma proposta de chinelos nas versões feminina e masculina, compostas por poliuretano (PU) – solução que permite maior flexibilidade para desing e conforto – e TPU via impressão 3D, uma inovação no mercado de calçados.

Para isso, esteve exposta na plataforma virtual da edição do evento o seu protótipo de chinelo inspirado no universo das motocicletas. “Apesar de termos uma forte presença na produção de tênis, o segmento de chinelos ainda não se aventurou em usar materiais como o poliuretano para a fabricação de seus calçados. Nosso objetivo foi mostrar as vantagens que essa solução pode levar para as marcas, além da grande versatilidade de design que os materiais oferecem“, explica Heitor Barbosa, gerente do negócio de calçados para BASF América do Sul.

O protótipo da chinelo esteve online na plataforma do evento. Os visitantes puderam conferir via realidade virtual, toda a composição do produto e suas informações técnicas.

Além da exposição, a BASF ainda participou de uma palestra no segundo dia do evento, 26 de agosto. Com o tema “Chinelo em PU e TPU 3D: conforto, design e inovação“, teve a participação de Rudnei Assis, expert do mercado de calçados na BASF, Hamilton Dinarte, diretor comercial e desenvolvedor de produtos Tecpol e Bruno da Costa Oliveira, coordenador de Negócios da Additiva 3D Printing. Os especialistas abordaram sobre o conforto e qualidade do poliuretano da BASF para calçados e sua versatilidade.

Nessa palestra ainda foram apresentados os dois modelos de chinelos com designs arrojados. Em parceria com a Tecpol e a Additiva 3D Printing, os modelos conceito foram desenvolvidos inteiramente com de PU e TPU de impressão 3D.

                                           

 

 

 

 

Sobre a Divisão de Materiais de Performance da BASF

A divisão de Materiais de Performance da BASF engloba sob o mesmo teto todo know-how de materiais da BASF em relação a plásticos inovadores e personalizados. Mundialmente ativa em quatro grandes setores da indústria – transporte, construção, aplicações industriais e bens de consumo – a divisão tem um amplo portfólio de produtos e serviços combinados com um profundo entendimento de soluções de sistema orientadas para a aplicação. A estreita colaboração com os clientes e um grande foco em soluções são os principais fatores de lucratividade e crescimento. A sólida competência em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) fornece a base para o desenvolvimento de produtos inovadores e aplicações. Em 2019, a divisão de Materiais de Performance alcançou vendas globais de € 6,06 bilhões. Mais informações online: www.plastics.basf.com.

Sobre a BASF

Na BASF, criamos química para um futuro sustentável. Combinamos sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. Os mais de 117.000 colaboradores do Grupo BASF trabalham para contribuir para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo. Nosso portfólio é organizado em seis segmentos: Químicos, Materiais, Soluções para Indústria, Tecnologias de Superfície, Nutrição & Cuidados Pessoais e Soluções para Agricultura. A BASF gerou vendas de 59 bilhões de euros em 2019. As ações da BASF são comercializadas na bolsa de valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.basf.com