Iniciativa da empresa reforça seu compromisso em fazer avançar a economia circular na cadeia de rotulagem. No Brasil, busca novos parceiros para seu programa
A Avery Dennison, empresa global de ciência em materiais para rótulos e comunicação visual, se uniu a outros líderes da indústria para a criação de um novo consórcio global, no âmbito da economia circular para rótulos, a Circular Economy for Labels ( CELAB). A iniciativa tem como objetivo oferecer soluções e trabalhar a consciência ambiental em toda a cadeia produtiva, para a reciclagem de esqueletos e liners, maiores resíduos gerados após a produção e aplicação dos produtos de rotulagem.
Com um percentual de apenas 52% de resíduos reciclados em nível global, a CELAB pretende unir esforços para ampliar esse processo e criar maior circularidade para seus produtos. O programa alinha-se aos compromissos de sustentabilidade da Avery Dennison, dos quais fazem parte as metas traçadas para 2025, entre elas, assegurar que suas operações sejam 95% livres de aterros sanitários, 75% dos resíduos sejam reutilizados e trabalhar para que 70% da indústria tenha acesso à reciclagem de esqueletos e liners.
Guiado por quatro princípios básicos, a CELAB se baseia em desenvolver soluções rentáveis aliadas às opções mais favoráveis ao meio ambiente. Para isso, utiliza a cadeia de valor para construir escala e avançar efetivamente com soluções de reciclagem para os convertedores, incluindo os parceiros de impressão e aplicação de rótulos. Além disso, estabelece uma organização imparcial para impulsionar o progresso, alinhada com requisitos legislativos e de consumo. O consórcio permite, através de grupos de trabalho, uma supervisão global para a consistência das comunicações e dos processos.
O trabalho da empresa para ajudar a formar a CELAB é parte das ações globais intensificadas da Avery Dennison, visando promover abordagens circulares em todo o mundo, para a reciclagem por meio de seu Programa Circular AD. Isso inclui:
● No Brasil, a Avery Dennison desenvolve o Programa Circular, que inclui a reciclagem e transformação de seus resíduos de liner papel, pet e esqueleto filme em novos produtos, como papel toalha e outros itens plásticos. A gestão desse projeto é feita pela empresa paulista Boomera, especializada em economia circular. A reciclagem de liners e esqueletos tem sido um desafio para a indústria de rotulagem, pois são materiais que, muitas vezes, vão para aterros e incineradores. Desde o seu lançamento, em janeiro de 2019, até setembro de 2020, o Programa Circular reciclou 1.730 toneladas de materiais e o objetivo é chegar a 1.800 toneladas até o fim deste ano. O liner papel, por exemplo, é processado pela Polpel e retorna na forma de polpa de celulose para a fabricação de papel-toalha. Mais de 50 empresas – incluindo convertedores, marcas e recicladores – participam do programa e a Avery Dennison está trabalhando para ampliar essa atuação em toda a cadeia, com novos parceiros.
- O lançamento, em setembro de 2020, de um programa de reciclagem de esqueletos na América do Norte com a RoadRunner Recycling, para ajudar os convertedores de etiquetas a atingirem seus objetivos de zero resíduos para aterro.
- Uma colaboração na Ásia Pacífico com a EcoBlue – uma empresa sediada na Tailândia, especializada na reciclagem de liners PET para utilização em outras aplicações de poliéster – para adicionar liners PET ao seu programa de reciclagem; e na China, a Avery Dennison lançou o programa de reciclagem de liners de PET e resíduos de esqueleto, em parceria com a Lvhuan.
- Na Europa, a Avery Dennison dirigiu com sucesso um programa de recolhimento de liners em países selecionados. Entre outras ações, estabeleceu uma parceria com a Romei Replastics para converter os resíduos do processo de etiquetagem em novas matérias-primas. O processo inclui a coleta de liner PET dos clientes, a remodelação em flocos e compostos de alto desempenho, além da transformação em novos produtos. A Avery Dennison pretende ampliar o programa a mais países em um futuro próximo.
“Nosso objetivo com o Programa Circular é unir toda a cadeia produtiva e empresas usuárias de rótulos e etiquetas, a fim de criar a consciência ambiental e, juntos, chegarmos a soluções economicamente viáveis de reciclagem e reutilização de resíduos, que podem ser transformados em novos produtos em todo o mundo. Aqui no Brasil, a busca por novos parceiros é contínua, pois o propósito é tornar toda a indústria brasileira de etiquetas mais sustentável”, afirma Ronaldo Mello, vice-presidente e gerente geral de negócios para Materiais para Rótulos e Comunicação Visual da Avery Dennison, na América Latina.