A Avery Dennison e a Ferm RFID Solutions desenvolveram a primeira etiqueta para pneus verdadeiramente universal, com a funcionalidade do RFID (identificação por radio frequência), que permite que paletes inteiros de pneus sejam lidos em uma única passagem pelo leitor.
Segundo Hans Eichenwald, gerente de produto Senior do Grupo de Materiais da Avery Dennison Europa, o novo produto gera benefícios para toda a cadeia de suprimentos, desde o controle de qualidade da produção, passando pela distribuição, armazenagem e PDV. “Esta tecnologia ajuda a agregar valor para os fabricantes, que podem rastrear o item de forma mais eficiente, durante toda a produção. Ela também beneficia os fornecedores logísticos que podem ler os paletes de uma só vez e os armazéns que precisam rastrear as datas de validade dos pneus.”
Para ele, este portfólio também garante forte apelo visual no PDV. “Os materiais metalizados são muitas vezes usados em pneus por resistirem a manchas, contudo eles afetam, de forma negativa, a leitura do RFID. Nossas etiquetas brancas têm ótima aparência e forte impacto visual, não formam bolhas e não mancham.”
A tecnologia de etiqueta RFID para pneus foi desenvolvida como resultado de uma parceria entre a Ferm RFID e o Grupo de Materiais da Avery Dennison Europa. A primeira entrou com o conhecimento sobre RFID e a Avery Dennison com seu expertise sobre soluções em materiais autoadesivos.
Para o co fundador da Ferm RFID Solutions, Jos Uijlenbroek, “o produto final pode ter uma série de aplicações”. “Esta etiqueta usa uma tecnologia de antena de cobre e é compatível com os padrões globais de RFID UHF EPC Classe 1 Gen 2 que facilitam o acesso a diferentes mercados. Queremos garantir um desempenho confiável em cada mercado; esta etiqueta também é ideal para todos os tipos de pneus, inclusive os com carbono negro e partes de aço. A distância de leitura do RFID é a mesma para pneus em carros, caminhões ou aeronaves e a leitura de paletes inteiros é rápida e fácil.”
Segundo Eichenwald tanto as etiquetas de PP (polipropileno) como as de PET (poliéster) do portfólio de itens para pneus da Avery Dennison têm excelente desempenho mesmo em condições adversas. “Nossa tecnologia de adesivo hotmelt sem sangria, garante ótima processabilidade para os convertedores de etiquetas e é mais barata quando comparada com a tecnologia de adesivo base solvente. Oferecemos a flexibilidade necessária para atender a aplicações específicas, mesmo em pequenas quantidades.”
Já Uijlenbroek diz que a etiqueta ajudará a resolver questões fundamentais para a indústria de pneus como a ordem dos pedidos (primeiro a entrar, primeiro a sair) e o alinhamento entre o pedido do cliente e o carregamento dos caminhões. “Um grande armazém, com milhares de pneus, representa um desafio logístico enorme, especialmente se considerarmos a data de validade dos pneus. Podemos criar um rótulo customizado para cada cliente, rapidamente, e ajudar a gerenciar os sistemas de integração necessários para um controle online em um ambiente real de operação.”
A nova tecnologia de etiqueta RFID possibilita que até 150 pneus sejam lidos simultaneamente, a uma distância de 7 metros, com um desempenho mais confiável, com menos erros e com redução do desperdício de pneus. A antena também foi projetada para não poder ser desconectada do chip do RFID, garantindo maior durabilidade. Um adesivo exclusivo da Avery Dennison para etiquetas de pneus, com alta cobertura e sem sangria, garante uma conversão amigável e com resultados confiáveis para o processo de etiquetagem.
A Ferm RFID Solutions apresentará a novidade na Tire EXPO 2017 (25-27 Setembro), em Shanghai, China, no estande C418.
Sobre a Avery Dennison
A Avery Dennison (NYSE:AVY) é líder global em materiais autoadesivos e funcionais e soluções para rotulagem para o varejo e diversos mercados. As aplicações e tecnologias da empresa estão presentes, integralmente, nos produtos utilizados pela maioria das indústrias. Com operações em mais de 50 países e 25.000 colaboradores ao redor do mundo, a Avery Dennison atende a clientes das áreas de embalagem para consumo, displays, logística, vestuário, produtos industriais e bem-estar e saúde. Sediada em Glendale, Califórnia (EUA), a empresa registrou vendas de US$ 6,1 bilhões em 2016.