Afeganistão e Paquistão são mercados potenciais  para indústria brasileira 

As empresas brasileiras que desejam exportar para os mercados paquistanês e afegão podem contar com a estrutura da APEX-Brasil, que mantém um escritório em Dubai, cidade que também conta com muitos escritórios de empresários do Afeganistão, e com o apoio do Consulado Honorário em Cabul, que atua de forma coordenada com a Embaixada do Brasil no Paquistão.
Os dois países oferecem oportunidades para as empresas brasileiras que desejam exportar seus produtos, mas a falta de conhecimento inibe a formação de missões comerciais. Sendo que a Embaixada do Brasil no Paquistão constatou a ida de missões empresariais estrangeiras ao país e o estudo “South Asia Economic Focus Report 2017” do Banco Mundial informa que a economia do Paquistão deverá ter um crescimento econômico da ordem de 5,2% este ano.
O setor comercial da Embaixada do Brasil no Paquistão ainda identificou dez setores como potencialmente promissores para as exportações brasileiras, entre eles: plásticos e suas obras, produtos farmacêuticos, produtos químicos orgânicos e borracha e suas obras. Para apoiar as empresas brasileiras que desejam exportar para o Paquistão e ao Afeganistão, a Embaixada divulga newsletters com informações sobre as empresas interessadas em manter negócios com os dois países.
As empresas do segmento químico podem entrar em contato com o setor comercial da Embaixada do Brasil no Paquistão pelo e-mail secom.islamabad@itamaraty.gov.br. O cônsul honorário do Brasil em Cabul pode ser contatado pelo e-mail hon-consul.brazil@silkaram.com e o e-mail do escritório da APEX-Brasil, em Dubai, é escritorio.orientemedio@apexbrasil.com.br.
Fonte: Abiquim-Informa