ADIRPLAST DESTACA A RELEVÂNCIA DA FISPAL TECNOLOGIA 2025 PARA O SETOR DE BOPP E BOPET

Evento fortaleceu conexões estratégicas entre distribuidores de BOPP e BOPET e a cadeia produtiva de alimentos e bebidas

A Fispal Tecnologia 2025, que aconteceu entre 24 a 27 de junho no Expo São Paulo, reafirmou seu papel como o mais importante ponto de encontro da indústria de alimentos e bebidas na América do Sul. Com mais de quatro décadas de tradição, o evento foi uma vitrine de inovações e tendências que moldam o presente e o futuro do setor. “Para os associados da ADIRPLAST que atuam na distribuição de plásticos, especialmente filmes de BOPP e BOPET, a feira representou uma oportunidade estratégica de conexão com a cadeia produtiva e de fortalecimento do protagonismo em um mercado que não pára de crescer”, explicou Cecilia Vero, presidente da entidade.

Segundo Marina Cappi, gerente da Fispal, “A Fispal Tecnologia é o palco de novas tecnologias e discussões que movem o mercado, com soluções inovadoras que impactam diretamente a produtividade e competitividade das indústrias. Os principais fornecedores do mercado expuseram na feira”. Ela destacou ainda que “a feira recebeu a visita de profissionais da indústria de alimentos e bebidas de diversos países, incluindo toda a América do Sul”.

Para a presidente da ADIRPLAST, Cecilia Vero, o evento também reforçou a importância do plástico na cadeia de embalagens: “Foi uma oportunidade estratégica para os distribuidores fortalecerem laços e ampliarem sua atuação em um mercado que movimentou R$ 123,2 bilhões em 2022, segundo a Abre. O plástico segue sendo peça-chave nesse cenário pela sua versatilidade e papel fundamental na conservação e distribuição segura dos alimentos.”

Claudia Savioli, da Polymark, complementou: “A Fispal Tecnologia é, sem dúvida, o principal ponto de encontro do setor de embalagens na América Latina. Para nós, que atuamos na distribuição de filmes de BOPP, ela representa um espaço valioso para entender tendências, gerar negócios e consolidar parcerias. O mercado vive um momento de transformação, com grande foco em soluções sustentáveis, como estruturas monomateriais, redução de espessura (downgauging) e reciclabilidade.”

Ela ainda destacou que os desafios do setor, como a volatilidade das matérias-primas, exigências logísticas e regulatórias, têm sido enfrentados com inovação e eficiência. “A tecnologia tem permitido avanços como filmes de alta barreira, metalização aprimorada e melhorias em impressão e selagem — tornando o BOPP cada vez mais competitivo, sustentável e atrativo.”

A presença dos associados da ADIRPLAST na Fispal foi estratégica para acompanhar de perto as transformações do setor e contribuir ativamente para uma indústria mais moderna, conectada e sustentável.

 A ENTIDADE

A ADIRPLAST tem como diretrizes o fortalecimento da distribuição, o apoio aos seus associados e a integração do setor de varejo de resinas plásticas, filmes biorientados, plásticos de engenharia, masterbatches e compostos. Seu objetivo é demonstrar a importância que os distribuidores têm para o setor e para o desenvolvimento do mercado brasileiro de plásticos. A entidade trabalha ainda para promover a imagem sustentável do plástico, estreitar o relacionamento com as empresas produtoras e colaborar para o ajuste tributário da indústria no país.

Maiores informações: www.adirplast.org.br