Adesivo Hotmelt Acrílico UV: solução sustentável  e de alta performance

Consolidado na Europa e Estados Unidos, tecnologia disponível para o mercado brasileiro oferece maior competitividade e desempenho para o negócio, além de ser opção mais sustentável em comparativo com outras tecnologias de adesivo disponíveis

 

O mercado de adesivos se aprimora a cada dia com tecnologias que têm como objetivo melhorar o desempenho da indústria com o desafio de aumentar a competitividade do negócio e ao mesmo tempo ser cada vez mais sustentável. É o que acontece com a tecnologia de os adesivos Hotmelt Acrílico UV.

Já Consolidado em mercados como Europa e Estados Unidos, o material também está disponível no Brasil e oferece uma solução de menor custo quando comparada a adesivos de outras tecnologias, além de poder contribuir com metas de sustentabilidade. Com uma composição 100% sólida, o Hotmelt Acrílico UV não precisa de estufas para processamento e cura, o que reduz o consumo de energia do convertedor e não possui solventes voláteis, aumentando a segurança durante manuseio e aplicação.

“Os adesivos Hotmelt Acrílico UV são destinados à aplicações específicas e de alto ou altíssimo desempenho de resistência à calor, ataque de produtos químicos, entre outros. Como exemplo, embalagens resseláveis do lenço umedecido, etiquetas duráveis para eletrodomésticos, etiquetas de alto nível de transparência, componentes automotivos como baterias de carro, fitas de alto desempenho para múltiplas aplicações, entre outros”, explicou Humberto Zaque, Gerente de contas chave da Henkel no Brasil.

Disponível para o mercado nacional, a utilização dos adesivos Hotmelt Acrílico UV requer equipamentos específicos para aplicação e cura, a depender da estrutura atual disponível e os equipamentos variam de acordo com a necessidade de cada empresa.

“Outra vantagem competitiva desta tecnologia está na possibilidade de produção de materiais auto-adesivos de alto desempenho que atualmente são adquiridos já prontos no mercado global. Algumas soluções encontradas no mercado são adquiridas e chegam ao Brasil somente para corte, conversão e revenda. A utilização de adesivos Hotmelt Acrílico UV localmente permite maior personalização e atendimento de diversos níveis de aplicação de maneira mais customizada. Desta forma, o cliente possuirá maior autonomia e agilidade para atendimento às mais diversas demandas do mercado final”, comentou Humberto.

Os adesivos Hotmelt Acrílico UV apresentam maiores níveis de adesão em substratos irregulares e de baixa energia de superfície como espumas, por exemplo, e permite aplicação em diversos níveis de gramatura, desde as mais baixas até as mais altas, com a facilidade de conversão de um adesivo Hotmelt base borracha.

“É uma solução que claramente trará ao cliente ganhos a médio e longo prazo. Por mais que ele necessite efetuar uma adaptação ou investimento nos equipamentos de aplicação dele, sem dúvida trará inovação tecnológica ao mercado e vantagem em relação aos seus concorrentes. Cada vez mais o mercado brasileiro tem se mostrado aberto para os adesivos Hotmelt Acrílico UV por todas as facilidades e vantagens que ele oferece”, completou o executivo da Henkel.

Sobre a Henkel

Com suas marcas, inovações e tecnologias, a Henkel ocupa posições de liderança em todo o mundo em negócios industriais e de consumo. A unidade de negócios de Adhesive Technologies é líder global nos mercados de adesivos, selantes e revestimentos funcionais. Em seus negócios de Consumer Brands, a empresa ocupa posições de liderança, especialmente nos segmentos de cuidados capilares e com a casa, em muitos mercados e categorias em todo o mundo. As três marcas mais fortes da empresa são Loctite, Persil e Schwarzkopf. No ano fiscal de 2023, a Henkel registrou vendas de mais de 21,5 bilhões de euros e lucro operacional de cerca de 2,6 bilhões de euros. As ações preferenciais da companhia estão listadas no índice de ações alemãs DAX. A sustentabilidade sempre foi um tema presente na Henkel, com a definição de uma estratégia clara e metas específicas. Fundada em 1876, a Henkel emprega equipes diversificadas com cerca de 48.000 pessoas em todo o mundo unidas por uma forte cultura corporativa, valores compartilhados e um propósito comum: “Pioneers at heart for the good of generations“.

Mais informações em www.henkel.com .

Sobre a Henkel Brasil

A Henkel está no Brasil há 68 anos e atua nas áreas de Adesivos, Selantes e Tratamento de Superfícies e Consumer Brands, com principais marcas como Cascola, Loctite, Pritt, Bonderite e Schwarzkopf Professional. A Henkel Brasil conta com cerca de 1.000 profissionais distribuídos nas plantas de Itapevi e Jundiaí, além de um Centro de Distribuição em Jundiaí, um escritório central na Lapa e uma ASK Academy localizada na Avenida Paulista, em São Paulo. No ano de 2023, a Henkel alcançou um crescimento orgânico de vendas de 4,2%. Na América Latina, as vendas foram de 1,681 milhão de euros, o que representa 8% do total do grupo.