Abiquim lança posicionamento sobre Economia Circular

A indústria química é provedora de soluções que contribuem para o desenvolvimento sustentável de diversos setores. Soluções sustentáveis geradas na química, sendo uma indústria de base, permeiam diferentes cadeias produtivas, irradiando e difundindo progresso técnico por toda a economia. Dentre essas ações, estão soluções para circularidade de produtos e processos, apoiando a utilização de recursos e materiais em ciclos contínuos, eliminando desperdícios e resíduos, gerando desta forma valor para todos os elos das cadeias.

Para a indústria química, a Economia Circular não é um tema novo. O setor tem um longo histórico de avanços no aprimoramento de suas operações. Alinhado ao Programa Atuação Responsável®️, que em 2022 completa 30 anos no Brasil, o esforço das empresas associadas da Abiquim para o desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias que atuam no controle e monitoramento de processos, na melhoria da eficiência, no reúso de recursos e na automação, em uma visão alinhada com as melhores estratégias internacionais voltadas para a gestão segura de produtos, são elementos que produziram resultados de excelência, que apoiam a ideia da revalorização de resíduos para que retornem aos ciclos de produção como matéria-prima valiosa, e não sejam tratados ou descartados como resíduos sem valor.

A ABIQUIM reforça seu compromisso com o desenvolvimento dos princípios e conceitos da Economia Circular na indústria química no Brasil e compromete-se a promover o debate e construir uma agenda de defesa da economia circular no Brasil, que possa alavancar soluções circulares para os insumos e produtos químicos brasileiros, trazendo mais inovação e competitividade para a indústria química brasileira.

Para conferir a íntegra do posicionamento da Abiquim sobre Economia Circularclique aqui.