Com novas tecnologias, processos e estruturas é possível reduzir até 20% dos custos de produção
A necessidade de agilidade, ganho de produção, redução dos custos de manutenção e do desperdício, além da rastreabilidade são demandas que atingem todos os segmentos da indústria, principalmente o de Alimentos e Bebidas, em que o cliente final – o consumidor – está cada vez mais exigente e ávido por inovações.
Segundo estudo sobre Fábricas do Futuro, divulgado recentemente pelo Boston Consulting Group (BCG), o desenvolvimento da estrutura, digitalização e processos das podem resultar na redução de 20% dos custos totais de produção.
A ABB esteve presente na Fispal Tecnologia, com seu extenso portfólio de produtos e soluções em robótica, automação de processos industriais e em eletrificação voltados para a Indústria 4.0. Em um estande de 120 m² foi possível conferir as principais novidades e tendências da companhia para manipulação de alimentos e bebidas, encaixotamento, paletização, segurança e higiene, além de conversar com os especialistas.
A companhia também foi destaque no demonstrador da Indústria 4.0, principal projeto da feira neste ano. A novidade é que os visitantes tiveram acesso à uma experiência inédita em uma linha de produção com as tecnologias da indústria do futuro e histórico das últimas revoluções industriais.
Inversores industriais e robôs da multinacional suíço-sueca fizeram parte do projeto e no fim da linha, o responsável por entregar o produto personalizado aos visitantes foi o primeiro robô colaborativo do mundo, o YuMi. Desenvolvido pela ABB para trabalhar em conjunto com homem sem oferecer riscos, o robô possui braços emborrachados e tecnologia antiesmagamento – basta um toque para que ele pare. Sua versatilidade permite diversas aplicações para a indústria como montagens e componentes de pequeno porte.
Para Marcelo Palavani, Gerente Geral da unidade de negócios de Inversores de Frequência da ABB Brasil, a participação na Fispal Tecnologia é estratégica para a companhia. “Apostamos no potencial de crescimento do segmento de alimentos e bebidas e estar na feira reforça nosso comprometimento com esse mercado, além de possibilitar estarmos mais pertos de clientes e parceiros.” Na opinião do executivo, a presença de robôs e equipamentos da ABB no demonstrador da Indústria 4.0 da Fispal atraiu a atenção do público: “Além de outros robôs ao longo do demonstrador, tivemos o YuMi no contato direto com as pessoas por ser um robô colaborativo, entregando o produto final e mostrando a robótica no nosso dia a dia.”
ABB e os robôs industriais
A companhia lançou recentemente o ABB Ability, seu portfólio de soluções digitais para a indústria. A novidade permite as empresas otimizar a análise de dados e a automação das operações, aproveitando tudo o que a Internet das Coisas permite para ganhos operacionais e de produtividade.
A ABB é a fornecedora líder em robôs industriais e já instalou mais de 250 mil robôs ao redor do mundo, também fornecendo softwares robóticos, equipamentos periféricos, células modulares de fabricação e serviços para soldagem, manuseio, montagem, pintura e acabamento, separação e preparação de pedidos, embalagem, paletização e alimentação de máquinas.
A maior feira internacional de tecnologia para alimentos e bebidas aconteceu entre os dias 27 e 30 de junho, em São Paulo.