*Ricardo Martins –
Nos últimos 10 anos, foi possível perceber a evolução tecnológica, e com uma rapidez jamais vista em qualquer momento da história mundial. Essa evolução meteórica ocorreu em todas as áreas de nossas vidas que possamos imaginar; desde os aparelhos que já eram tecnológicos e inovadores como os smartphones, até as geladeiras, que hoje podem atuar até mesmo como um celular.
Em 2010, existiam 202,9 milhões de dispositivos móveis ativos no Brasil e, em 2019, chegamos a 230 milhões somente no âmbito dos smartphones, o que não inclui os celulares comumente vendidos no início da década.
Como citado no início, a inovação não aconteceu só nessa área. A indústria, por exemplo, foi uma das que mais “sofreu” alterações. Atualmente, especialistas acreditam que vivemos a Quarta Revolução Industrial, tamanho o desenvolvimento dos últimos anos.
E é sobre ela que vamos falar agora: a transformação digital na indústria e como ela pode ajudar no seu negócio!
E como essas alterações ocorreram na prática?
A indústria em si, possui diversos segmentos, como a do plástico, a farmacêutica, agro, automobilística, entre outras que tiveram diferentes mudanças tecnológicas nesse período. Veja algumas:
Automatização de processos: Em indústrias farmacêuticas, por exemplo, a digitalização auxiliou na automatização dos processos de produção. E aqui, não estamos falando apenas na rapidez em embalar os remédios, mas na organização, fazendo com que haja um controle de estoque e tudo mais que auxilie na produtividade.
Segurança: Um fato que já foi recorrente em indústrias automobilísticas é o número de acidentes. Geralmente, eles ocorriam por conta do material utilizado para fabricar os automóveis, que pode ser extremamente pesado muitas vezes. Hoje, isso não acontece, já que com a digitalização e modernização, os funcionários não precisam mais realizar este serviço, a não ser que estejam controlando as máquinas que hoje o realizam.
Eventos feitos digitalmente: Algo que também ocorre nas indústrias automobilísticas, mas, principalmente, no agronegócio, é a utilização de eventos para a realização de vendas. Porém, como todos já sabem, esse período de pandemia nos obrigou a dar uma pausa. Mas como ficaria o mundo agro sem os eventos? A resposta é simples: eventos feitos através da internet, algo que só a digitalização da indústria permite.
Dito isso, é importante que se saiba que fatores externos, como uma pandemia, não podem ser os únicos motivos para essa digitalização. Devem ser observadas ainda mais as questões de mercado. Assim, lhe faço uma pergunta: onde a maioria dos consumidores está neste momento? Se sua resposta for “internet”, você está mais que correto! Estar presente nos meios digitais é essencial para que sua indústria não fique para trás em relação às outras.
Portanto, ter seu próprio site e estar ativo nas redes sociais e blog é muito importante. Afinal, de que adianta acertar na produção dos produtos, se seus possíveis clientes não irão vê-los?
É aí que entra uma das partes mais importantes do processo de digitalização das indústrias: o marketing digital. É ele quem cria as estratégias de mudança para o digital, determina o que está dando certo ou errado, define como vai ocorrer a divulgação, entre muitas outras vantagens.
No B2B, é comum as indústrias terem uma carteira fixa de clientes, vendendo sempre para eles. Mas, porque não expandir essa gama de clientes e aumentar o faturamento? Com o marketing digital ao seu lado, você pode manter essa carteira dos seus “fiéis” clientes e ainda conquistar muito mais, já que, obviamente, estará aparecendo para mais pessoas.
Mas de que maneira?
Você deve estar se fazendo essa pergunta, agora que já sabe que sua indústria precisa ter um marketing digital forte. Te explico.
– SEO (Search Engine Optimization): essa é a ferramenta responsável pelo ranqueamento dos sites nos mecanismos de busca, como o Google. Através de artigos que, respeitando a quantidade de palavras-chave, ainda são interessantes ao consumidor, o marketing digital consegue deixar sua indústria entre os primeiros resultados;
– Anúncios Pagos: ainda falando nos mecanismos de busca, você já deve ter visto na parte de cima do Google, por exemplo, alguns resultados acompanhados da escrita “anúncio”. Uma agência de marketing digital, através do seu investimento, pode incluir este serviço na estratégia de sua indústria, garantindo visibilidade;
– E-mail Marketing: o marketing digital atuando pela sua indústria, dá a opção da criação de um e-mail marketing! Assim, é possível criar campanhas específicas para cada tipo de cliente, usando as famosas “boas práticas” para que suas mensagens não caiam na caixa de SPAM.
– Redes Sociais: manter uma presença sólida nas redes sociais ajudará sua indústria a gerar diferenciação dos demais concorrentes. Suas publicações ajudarão a gerar relacionamento, reconhecimento de marca e vendas.
No início do artigo, falei sobre o aumento significativo do uso de dispositivos móveis nos últimos 10 anos, somente no Brasil. Isso, somado a outras estatísticas sobre aparelhos que também permitem o acesso à internet, mostra que a tendência é só aumentar.
Portanto, fica claro que a digitalização da indústria veio para ficar e, aliado a ela, o uso assertivo do marketing digital pode alavancar seus resultados.
E aí? Sua indústria vai ficar para trás?
Sobre a TRIWI (www.triwi.com.br)
Fundada pelos sócios Ricardo Martins e Tricia Martins em 2018, a TRIWI nasceu para ser uma agência de inovação digital. Com a missão de criar soluções de marketing e comunicação, a empresa realiza planejamento, desenvolvimento, execução e manutenção de projetos. Integrar inteligência estratégica, inovação e tecnologia permite que as empresas alcancem os melhores resultados, fugindo de caminhos óbvios.
A metodologia moderna que impulsiona os negócios das startups mais famosas do mundo é parte do modelo de atuação da TRIWI, aplicado em diferentes possibilidades no universo do marketing digital.
A agência oferece consultoria em marketing digital, geração de leads, publicidade digital, criação de conteúdo, redes sociais, inbound marketing, desenvolvimento de sites e blogs e consultoria em tecnologia e segurança da informação
Mais sobre os seus fundadores
Ricardo Martins – CEO e principal estrategista da TRIWI
Especialista em marketing digital, é graduado em Marketing pela Escola Superior Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, e concluiu Master em Marketing pela ESPM, em São Paulo. Durante os 20 anos de trajetória na área, atuou em companhias que se destacam no mercado, como Polishop, XP Investimentos, TOTVS e CNA Idiomas. Como consultor, atendeu organizações em diversos segmentos, incluindo Lupo, BM&FBOVESPA e Multilaser.
Tricia Martins (cofundadora, administrativo e financeiro da TRIWI).
Graduada pela Universidade da Amazônia em Análise de Sistemas, pós-graduada em Aplicações em Desenvolvimento Web pela Universidade Federal do Pará e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Tricia Martins é desenvolvedora web e durante sua trajetória profissional, que inclui 15 anos de experiência, atuou no Detran e Marinha do Brasil.