Até 2025, 100% das embalagens da companhia devem ser desenvolvidas com material reciclado, reciclável ou compostável
São Paulo, abril de 2023 — A Kraft Heinz anuncia que as embalagens de ketchups, molho barbecue e maionese tradicional da marca Heinz passarão a ser desenvolvidas com 30% de material reciclado de resina, um dos poucos materiais aprovados para ser reutilizado em alimentos. A iniciativa integra a meta global da companhia de, até 2025, ter 100% de suas embalagens desenvolvidas por material reciclado, reciclável ou compostável. Tais embalagens, até então desenvolvidas apenas com plástico virgem, passarão a conter 30% de resina de origem reciclável, sem qualquer mudança em sua cor ou formato.
Hoje, o material para a embalagem é PET 100% virgem, oriundo de fonte de petróleo, mas desde novembro de 2022 estão sendo produzidos com 70% de material virgem e 30% vindo de origem de material reciclado. Em questão de volume de resina, deixarão de ser utilizadas cerca de 700 toneladas de resina virgem por ano.
“Por que estamos indo com 30% e não com 100%? A embalagem com 100% não é recomendada, apesar de ser possível. Isso porque o mercado de PET reciclado ainda não consegue absorver a demanda de todas as empresas para essa finalidade. Então, ainda é necessário contar com o material virgem”, explica Patrícia Dirscherl, diretora R&D LATAM na Kraft Heinz.
O desenvolvimento da nova embalagem levou pouco menos de um ano e contou com a expertise da Valgroup, pioneira na implementação da tecnologia de reciclagem bottle-to-bottle no Brasil para o uso da resina PET PCR food grade. Por se tratar de um produto sem adição de aditivos ou conservantes, a Kraft Heinz demandou de uma resina PET PCR de qualidade para garantir a integridade do sabor, cheiro e cor do produto.
Valgroup é também a responsável pela produção da resina reciclada, que passa por um cuidadoso e longo processo. O uso desse material traz diferentes benefícios socioambientais como a promoção da economia circular do plástico, atingindo positivamente as redes de catadores de materiais recicláveis para a criação de matérias-primas recicladas, além da importância de uma boa resina para manter um frasco como o da KHC com cor, brilho e transparência ideais para levar a mesma qualidade que os consumidores estão acostumados.
“Com a nossa resina reciclada de qualidade foi possível manter a aparência do frasco premium, cor e brilho, valorizando o principal que é o produto de Kraft Heinz, sem perder o aspecto visual da mercadoria e conservando as características originais do produto. Afinal, quando falamos de Kraft Heinz, a qualidade é diferenciada”, explica Pedro Godoy, gerente de projetos da Valgroup, e Tatiane Anjos, coordenadora de sustentabilidade.
O objetivo é entregar aos consumidores os melhores ingredientes e a melhor experiência, garantindo o shelf life de cada produto. A Kraft Heinz está começando a implementar essa mudança no material das embalagens com Heinz, mas a ideia é passar para os outros SKUs da companhia. “É uma mudança bastante significativa para nós. Estamos começando a implementar esse tipo de inovação em nossos produtos e, isso vai de encontro com nossa meta global de, até 2025, termos 100% de nossas embalagens de material reciclado, reciclável ou compostável”, afirma Patrícia.
Sobre a Kraft Heinz
A Kraft Heinz Company está conduzindo uma transformação por meio de seu propósito, Let’s make life delicious. Os consumidores estão no centro de tudo o que a companhia faz e Kraft Heinz está comprometida com o crescimento de suas marcas icônicas e emergentes de alimentos e bebidas em uma escala global. A companhia alavancou escala e agilidade para desencadear todo o poder de Kraft Heinz por meio de um portfólio de plataformas de produtos voltados para o consumidor. Formada por cidadãos globais, a companhia se dedica a fazer um impacto sustentável e ético no mundo, enquanto ajuda a alimentar as pessoas de forma saudável e responsável. Saiba mais sobre a jornada da Kraft Heinz Company visitando https://www.kraftheinzcompany.com ou seguindo-nos no LinkedIn e Twitter.