60 ANOS DO JORNAL DE PLÁSTICOS!

COMPLETAMOS, em julho, mais precisamente em 09/07/2016, não “apenas” 60 anos de atividade ininterrupta na divulgação e promoção da Indústria Plástica Petroquímica, Borracha, Máquinas e Equipamentos, e todos os setores afins, mas, também, o 20º aniversário de lançamento do CBIP – Curso Básico Intensivo de Plásticos, curso de capacitação em plásticos à distância, que caminha para a impressionante cifra de 4000 alunos matriculados em todo o Brasil.

O TRABALHO PIONEIRO do jornalista Ataliba Belleza Chagas, fundador do JORNAL DE PLÁSTICOS, falecido em 2005, refletiu-se no pioneirismo do JP, pois acreditou, em 1956, que uma publicação em forma de jornal era mais acessível ao mercado. Sentimo-nos realizados, principalmente, ao compararmos as duas centenas de empresas com que contava o parque fabril transformador plástico nacional no início dessa nossa longa jornada em prol da divulgação e promoção do setor, há seis décadas, com as atuais 11.500!

TEMOS PLENA CONSCIÊNCIA de que esse aumento de número de indústrias deveu-se, ao menos, em parte, justamente ao trabalho promocional do JORNAL DE PLÁSTICOS e, também, ao do CBIP, graças à disseminação de informações sobre os plásticos. DA MESMA FORMA, os setores petroquímico e de máquinas e equipamentos para a indústria plástica, praticamente inexistentes no início do JP, têm tido sua história relatada e seus produtos divulgados através de centenas de nossas edições ao longo desses 60 anos.

CUMPRE RESSALTAR, também o pionerismo do JORNAL DE PLÁSTICOS com relação a essa extraordinária “ferramenta” da comunicação atual – a Internet – pois, nossas edições encontram-se “on-line”, desde 1997. A partir de 2010, já cientes da inquestionável supremacia da internet em relação às publicações impressas, nossas edições passaram a ser exclusivamente virtuais. Nossa edição “on-line” atinge, em média, a impressionante marca de uma visita a cada dois minutos!

BREVEMENTE, para facilitar acessos via “smartphone” e “tablets”, nosso “site” será “responsivo”, isto é, mais adaptável a esses dispositivos.

OUTRO ASPECTO importante a se destacar com relação ao JORNAL DE PLÁSTICOS é que mantemos intercâmbio com publicações de outros países, como ocorreu, recentemente, com nossa participação na “K’2016 Preview”, evento que ocorre, habitualmente, próximo à realização de feiras “K”: a empresa organizadora Messe Düsseldorf promoveu uma viagem prévia de jornalistas de vários países e representantes de órgãos especializados em plásticos à Alemanha, na cidade onde se realiza as feiras “K”, com o intuito de informar sobre as recentes tendências globais dos mercados de plástico e borracha.

CONSCIENTES DA IMPORTÂNCIA DA MISSÃO que abraçamos naquele distante 1956, apesar de eventuais crises que possam acontecer, continuamos trabalhando para que a indústria nacional se fortaleça cada vez mais, mantendo hoje a mesma fé e coragem indispensáveis à realização de empreendimentos de natureza fundamentalmente idealista, que é a marca do JORNAL DE PLÁSTICOS, do CBIP, do blog “Plásticos em Foco”, dentre muitas das iniciativas que já frutificaram e de tantas outras que ainda hão de contribuir para o engrandecimento de nosso setor petroquímico/plástico.

<<Home | Próxima>>