Os empresários voltaram a investir em inovação no 4º trimestre de 2018, conforme aponta estudo da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). A Sondagem de Inovação, divulgada segunda-feira (08/04), mostra que o indicador subiu 7,9 pontos, quando passou de 104,6 para 112,5 pontos em relação ao período anterior. Este é o maior valor desde o último trimestre de 2011.
O dado é obtido pela diferença entre a proporção de empresas que afirmaram ter aumentado os gastos em inovação e aquelas que mantiveram ou diminuíram, acrescido de 100. Quando o indicador, que varia em uma escala de 0 a 200, se mantém abaixo dos 100 pontos, significa que um maior número de empresas diminuiu ou não realizou investimentos em inovação no período pesquisado. O percentual de empresas que aumentaram os gastos com inovação subiu de 21,4% para 22,8%, enquanto a porcentagem de empresas que diminuiu os recursos no setor foi de 6,1% para 3,7%, no mesmo período. Outros 66,9% mantiveram os gastos com inovação no 4º trimestre de 2018, a segunda maior proporção da série, atrás apenas do 4º trimestre de 2017 (70,8%).
O Coordenador de Planejamento e Inteligência da ABDI, Rogério Araújo, destaca que a Sondagem mostra uma relativa estabilidade do setor no 4º trimestre de 2018. “Os empresários estão cautelosos em inovar no momento. A inovação em produtos ou processos continua em níveis baixos, mas o indicador de Gastos com Inovação voltou a avançar, se mantendo acima da média histórica. Considerando o ritmo lento de crescimento para este ano, as perspectivas de inovação para os próximos trimestres devem ser avaliadas com cautela”, avalia.