2021: O ANO QUE ACABARÁ!

ESSE TÍTULO PODERÁ soar estranho para alguns de nossos leitores, mas trata-se de uma referência ao nosso editorial da edição Nov-Dez/2020, em que citamos o livro do jornalista Zuenir Ventura “1968: o ano que não terminou”.

DIFERENTEMENTE DE AGORA, nos referíamos às preocupações com relação ao fato de que, naqueles meses, ainda não havia sido iniciada a vacinação contra a Covid-19 em nosso país, fato esse que começou a ocorrer, felizmente,  no dia 17/01/21, quando a enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, inaugurou este acontecimento tão importante para a população brasileira.

REALMENTE OS NÚMEROS relativos à vacinação são dignos de comemoração: 65,9% da população totalmente vacinada (dados de 14/12), que correspondem a 140.151.965 de pessoas.

PORÉM, OUTRAS QUESTÕES ainda não foram resolvidas e apresentam números cada vez mais alarmantes: o alto índice de desemprego, a economia claudicante, a destruição do meio ambiente, as terríveis notícias sobre as novas invasões das terras indígenas, garimpos ilegais, etc, ou seja, um descaso profundo com a população do Brasil! Nossa nação parece uma “nau sem rumo”…

EM MEIO A TUDO ISSO, também, aconteceu em finais de novembro/2021, o lançamento do filme (em três partes) de Peter Jackson, “Get Back”, um documentário sobre os ensaios da famosa banda The Beatles, em janeiro de 1969 (disponibilizado no canal Disney+).

MAS, POR QUE TRAZER esse assunto no editorial de uma publicação especializada do setor petroquímico/plástico?

PORQUE NA PRIMEIRA PARTE desse filme, em uma conversa entre John Lennon e Denis O’Dell (produtor cinematográfico) sobre o que usar como cenário de um show da banda para televisão, John Lennon diz que seria muito bom que fossem utilizados blocos de plástico rígido transparentes, pois isso permitiria que eles (Beatles) fossem vistos por todos, em qualquer lugar da plateia. Lennon, também, diz que gostaria de ficar com esses blocos plásticos depois do show – isso era a marca de inovação, de vanguarda, na época!

POIS BEM, O JORNAL DE PLÁSTICOS já existia em 1969… já estava há 13 anos divulgando essa indústria promissora! Já acreditava que o plástico é um material essencial para a humanidade, pois sua vastíssima gama de aplicação não pode ser negligenciada. Continuamos a acreditar que o plástico não é o vilão da história, mas, sim, seu descarte inapropriado, feito de forma irresponsável por pessoas também irresponsáveis…

FINALIZANDO, desejamos a todos

BOAS FESTAS E QUE 2022 TRAGA MAIS ESPERANÇA!