O evento teve um aumento de 40% na área de exposição e no número expositores em relação à última edição
A 18ª edição do Ebrats – Encontro e Exposição Brasileira de Tratamentos de Superfície – realizada entre os dias 11 e 14 de setembro no São Paulo Expo, recebeu grandes players da indústria nacional e internacional, reafirmando sua importância como a principal plataforma para tecnologias e inovações no segmento de tratamentos de superfície na América Latina.
Organizado pelo IEG Brasil – Italian Exhibition Group, em parceria com a ABTS – Associação Brasileira de Tratamentos de Superfície, o evento teve um aumento de 40% na área de exposição e no número expositores em relação à última edição, com 55 marcas participantes, sendo realizado simultaneamente com a 15ª Fesqua (Feira Internacional de Esquadrias), Fesqua Vetro, e FEIPAT (Feira da Patologia das Construções. Juntas, as feiras receberam um público qualificado de 53 mil visitantes de 25 países.
Segundo a ABTS, o evento é responsável por 8% do faturamento anual do setor, impulsionando a divulgação dos processos no segmento de tratamentos de superfície.
Rubens Carlos Filho, diretor geral do Ebrats, ressaltou o crescimento significativo da feira e dos conteúdos técnicos oferecidos. “É uma grande satisfação realizar o Ebrats desde 1979 e ver como o evento tem evoluído e fortalecido o setor ao longo de 45 anos.”
Airi Zanini, diretor da ABTS, revela que grande parte da área de exposição da próxima edição está comercializada e com expositores ampliando seus estandes. “Todas as expectativas foram atendidas e senti que os expositores ficaram muito satisfeitos”, diz Zanini.
A edição de 2026 do Ebrats está programada para acontecer entre os dias 09 e 12 de setembro, no São Paulo Expo.
Inovações e sustentabilidade
Uma das grandes tendências discutidas no evento foi a sustentabilidade, especialmente no campo dos tratamentos anticorrosivos. Empresas expositoras apresentaram soluções inovadoras, como alternativas ao cromo hexavalente, que está sendo substituído por opções mais sustentáveis e menos prejudiciais ao meio ambiente.
Flaviana Zanini, diretora de operações da Macdermid Enthone, enfatizou o papel crescente da sustentabilidade nas operações industriais, com destaque para o tratamento de superfícies em garrafas PET recicladas. “O mercado de soluções sustentáveis está em plena expansão na América do Sul, e estamos acompanhando essa tendência com diversas inovações.”
Avanços e desafios do setor
Uma das novidades desta edição foi o Ebrats Trends, ciclo de palestras que trouxe especialistas para discutir os desafios da indústria, com foco em sustentabilidade, economia e as tendências da indústria automotiva.
A professora Carla Branco, do Ibmec Digital, destacou a importância da governança socioambiental (ESG) para as empresas se manterem competitivas e alinhadas com o futuro. O economista e ex-ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega, abordou os desafios econômicos enfrentados pelo Brasil, ressaltando a necessidade de reformas estruturais para reativar o crescimento. Gilberto Martins, da ANFAVEA, ressaltou os avanços na descarbonização do setor automotivo brasileiro, com o uso de biocombustíveis e tecnologias híbridas, colocando o país em uma posição de liderança global nessa área.
Geração de negócios e networking
O Ebrats 2024 foi também um ambiente propício para a geração de negócios. A SustenTS, participando pela quinta vez consecutiva, comemorou os resultados. “Foi muito bom e superou a expectativa. A feira foi além do esperado, tanto que estaremos na próxima”, afirmou Rafael Pechi, gerente de marketing da empresa.
Os resultados também foram positivos para a Sherwin-Williams. “A feira teve mais público do que esperávamos. O fluxo foi muito bom, principalmente no primeiro dia. E nós não tínhamos a expectativa de fechar negócios, apenas fazer contatos. Mas, mesmo assim, fechamos algumas vendas. Voltaremos na próxima feira e com estande maior”, afirmou Rafael Pereira, gerente de marketing da marca.
Para Suzana Rostodella, da área Comercial da Deltec, a feira contribui para a expansão de negócios. “Fomos surpreendidos pela qualidade do público e conseguimos fechar negócios, principalmente com visitantes do Norte e Nordeste do Brasil.”
Sobre o EBRATS
Criado em 1979, o EBRATS é reconhecido como uma das principais vitrines para tecnologias e produtos de tratamento de superfícies para a América Latina. Tradicionalmente, a feira acontece em parceria com a ABTS – Associação Brasileira de Tratamentos de Superfície. O evento B2B reúne um público qualificado, composto por químicos, engenheiros, técnicos, laboratoristas, fornecedores de produtos químicos e de materiais. Também é procurado por fabricantes e fornecedores de equipamentos, usuários diretos e indiretos, projetistas, arquitetos, entre outros.
Sobre a ABTS
A Associação Brasileira de Tratamentos de Superfície foi fundada em 1968 e, desde então, incentiva o desenvolvimento do setor no Brasil, incrementando o intercâmbio de informações e ajudando no treinamento de mais de 9.000 profissionais neste período. Além do Ebrats, a entidade promove diversas atividades como cursos, encontros, exposições, eventos técnico-científicos, culturais, sociais e esportivos, entre outras.
Sobre o IEG Brasil
Em 2022, o IEG – Italian Exhibition Group, um dos principais organizadores de feiras e congressos da Europa, iniciou as operações no Brasil com o objetivo de expandir sua atuação no país com o grupo IEG Brasil. Atualmente, onze feiras integram o portfólio da empresa voltadas aos segmentos de fitness, saúde, bem-estar, esquadrias, tratamento de superfície, geotecnologia, drones e espacial integram o portfólio da empresa: BTFF – Brasil Trading Fitness Fair, Fesqua, Fesqua Vetro, Feipat, Ebrats, DroneShow, MundoGEO Connect, SpaceBR, e-VTOL, Expo InfraFM e SCB-Br.
O IEG, listado na Bolsa de Milão, se consolidou como líder na organização de feiras de negócios e congressos na Itália e é conhecido por sua atuação em seis categorias: Alimentos & Bebidas; Joalheria & Moda; Bem-Estar, Esporte & Lazer; Turismo & Hospitalidade; Lifestyle & Inovação; Ambiente & Tecnologia. Hoje, o grupo é responsável pela organização de mais de 50 feiras e 190 eventos e congressos. Nos últimos anos, deu início a um processo de expansão no exterior, com aquisições e parcerias estratégicas em países como Estados Unidos, Emirados Árabes, China e Brasil. Em 2023, a empresa faturou € 212.4 milhões, valor 32% maior que o ano anterior, com EBITDA de € 49.5 milhões.
Mais informações acesse aqui