Tecnologia Adiprene LF da Lanxess permite a moldagem por injeção de elastômeros PU fundidos

  • Melhores resultados e eficiência de custo
  • Adiprene C930 oferece excelentes propriedades para telas de mineração
  • Gestão avançada de resíduos

Colônia, Alemanha – O Adiprene C930, um exclusivo uretano fundido com baixo teor de MDI livre, fornecido pela Lanxess – empresa especializada em produtos químicos -, demonstrou ser um material adequado para processamento via moldagem por injeção.

A companhia coreana Autox desenvolveu um processo de produção que permite a moldagem por injeção de poliuretanos fundidos. Essa inovação traz uma nova perspectiva para o mundo dos poliuretanos fundidos, já que combina as vantagens do processamento via moldagem por injeção com as excelentes propriedades dos uretanos fundidos. A Autox lançou recentemente uma nova tela vibratória para o setor de mineração, que é feita a partir do pré-polímero fundido Adiprene C930 via moldagem por injeção.

Vantagens da moldagem por injeção

Uma das vantagens de trabalhar com a moldagem por injeção é a elevada taxa de produção que torna o processo altamente eficiente e rentável. Em uma quantidade limitada de tempo e com um único molde, mais peças podem ser fabricadas. A eficiência de custo também é influenciada pelos gastos do trabalho que são tipicamente menores do que na fundição por derramamento. Por exemplo, o tempo de produção atual de uma tela de malha moldada por injeção é de cinco minutos, enquanto o processo de fundição por derramamento leva, em geral, 35 minutos. O pré-polímero Adiprene LF (de baixo teor) proporciona melhor higiene industrial, além da facilidade de processamento. Oferece uma combinação perfeita com o processo de moldagem por injeção, pois a viscosidade é menor do que a de um pré-polímero convencional.

Vida útil mais longa e maior eficiência das telas

A malha de tela vibratória é uma aplicação altamente complexa, necessária para suportar as duras condições de operação de mineração. A tela de mineração Adiprene C930 oferece excelentes propriedades de resistência à abrasão e de resistência a fadiga, estendendo o tempo de vida e a eficiência das telas. Os resultados dessa tecnologia, baseada em caprolactona, foram comprovados por testes em campo – atestando que o tempo de vida da tela pode ser até três vezes maior do que a referência de alta qualidade do mercado. Esse avanço exclusivo se traduz em períodos menores de inatividade da operação das minas, levando à redução de custos de manutenção.

Melhor gestão de resíduos

O novo desenvolvimento da Autox permite o processamento de pré-polímeros PU fundidos, fazendo com que a peça moldada apresente melhor desempenho. Peças com formas complexas são mais fáceis de moldar, pois a pressão necessária na injeção permite que o fluxo entre nos detalhes da peça. O processo de injeção oferece respostas para uma das principais preocupações da indústria, a gestão de resíduos, pois também garante melhor consistência de qualidade, levando à geração de menos aparas e menos resíduos gerados pelas sobras.

A Autox e a Laxess, com seu material Adiprene C930, têm provado que grandes conquistas podem ser obtidas com o poliuretano moldado por injetoras para telas de mineração. As duas empresas estão confiantes de que outras aplicações também podem ser beneficiadas por esse desenvolvimento.

Sobre a Lanxess

A LANXESS é uma grande empresa líder em produtos químicos especiais com vendas de 7,2 bilhões de euros em 2018. Atualmente, a empresa conta com cerca de 15.500 funcionários em 33 países e é representada em 60 localidades de produção em todo o mundo. O principal negócio da LANXESS é o desenvolvimento, a fabricação e a comercialização de intermediários químicos, aditivos, produtos químicos especiais e plásticos. A LANXESS está listada nos principais índices de sustentabilidade da Dow Jones (DJSI World e Europa) e no FTSE4Good.

Sobre Autox

Autox é uma empresa coreana estabelecido em 1983, especializada em peças de borracha, especialmente para equipamentos de construção. Seu principal negócio é fornecer soluções para os desafios emergentes e aplicações de tecnologias em constante evolução. A Autox exporta atualmente para 63 países e 259 empresas.