Plastivida e CETEA/ITAL lançam livro sobre segurança do PS, XPS e EPS (IsoporⓇ*) para o contato com alimentos

O objetivo do livro é abordar questões de segurança, aplicações e esclarecer a reciclagem desse produto

A Plastivida, por meio de seu Comitê do EPS, juntamente com o Centro de Tecnologia de Embalagem – CETEA, do Instituto de Tecnologia de Alimentos – ITAL, lançaram o livro “PS, XPS E EPS PARA CONTATO COM ALIMENTOS” (60 págs), baseado em relatório que confirma que as embalagens desses materiais (conhecidos pela marca IsoporⓇ*) são seguras para uso em contato com alimentos, sejam eles frios, quentes, sólidos ou líquidos.

Trata-se de materiais plásticos que, além de serem 100% recicláveis, são inertes, atóxicos, não contêm os gases CFC e/ou HCFC, não contaminam a água, ar e solo, não causam danos à camada de ozônio e nem contribuem para a formação de gases do efeito estufa ao serem descartados.

Para chegar a essas conclusões, o documento reuniu informações técnicas sobre os produtos, os processos de fabricação das embalagens, seus efeitos durante o uso (aquecer, resfriar, transportar), as legislações vigentes no Brasil, Mercosul, Estados Unidos e União Europeia, além das questões  ambientais.

A Engenheira de Alimentos, Mestre em Tecnologia de Alimentos na área de concentração de Embalagem e especialista em embalagens plásticas, Eloísa Elena Corrêa Garcia, do CETEA/ITAL uma das responsáveis técnicas pela obra, afirma que se trata de um retrato sobre PS, XPS e EPS que vai além da questão do contato com o alimento. “O estudo realizado mostra características e vantagens dos produtos que beneficiam o meio ambiente, a economia e o bem-estar das pessoas, o que o categoriza como um produto muito importante para a sociedade”, comenta Eloísa.

O presidente da Plastivida, Miguel Bahiense explica a importância desse livro no esclarecimento de questões sobre as embalagens: “somente por meio da informação científica é que a sociedade pode estabelecer critérios realmente confiáveis na escolha do produto para seu cotidiano e é esse o trabalho que fazemos, na disseminação de informações fundamentais para que os plásticos possam ser consumidos e descartados da melhor maneira”, completa o executivo.

A primeira edição do “PS, XPS E EPS PARA CONTATO COM ALIMENTOS” conta com 1.500 exemplares e está disponível gratuitamente para download no site da Plastivida. Acesse http://www.plastivida.org.br/estudos/PS_XPS_EPS_Alimentos.pdf

 *Marca registrada da empresa Knauf Isopor.

Sobre a Plastivida – A Plastivida é o instituto socioambiental dos plásticos e atua de maneira colaborativa, por meio da educação ambiental, para disseminar informações precisas e científicas sobre os plásticos – suas propriedades, aplicações, reciclabilidade, além do uso responsável e descarte adequado – a fim de contribuir com o desenvolvimento social e ambiental. Para mais informações: www.plastivida.org.br