Aplicativo com quase 2 mil Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de plásticos em todo o País já está disponível para download

O APP “Reciclagem de Plásticos” facilita a vida do usuário que busca pontos de entrega em mais de 20 estados

Com o objetivo de incentivar a coleta seletiva dos plásticos e dos demais materiais recicláveis, foi lançado o aplicativo “Reciclagem de Plásticos”, que já está disponível para download aos usuários de smartphones com sistema iOS, Android e Windows. Foi desenvolvido para facilitar a vida do usuário que vinha enfrentando dificuldades para localizar um dos Postos de Entrega Voluntária (PEVs) para fazer o descarte correto do lixo reciclável.

O APP permite ao usuário acessar rapidamente o endereço do PEV mais próximo de sua casa ou estabelecimento comercial.  As buscas pelo PEV ou por recicladores podem ser feitas por meio do CEP, nome de rua e, no caso dos aplicativos para celular, por georreferenciamento automático, quando o aparelho possuir essa função.

Ao clicar no ícone do símbolo da reciclagem, o usuário acessará um box com o nome e endereço do posto, além de informações como os materiais plásticos recolhidos naquela unidade: PET, PEAD, PVC, PEBD, PP, PS e outros tipos de matérias materiais como aqueles procedentes de produtos como CDs e DVDs, carcaças de eletrodomésticos, carcaças de computadores e eletroeletrônicos em geral, autopeças etc.

São 1.936 pontos cadastrados, distribuídos por 61 cidades, em 20 estados: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espirito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins. A consulta pode ser realizada também pela internet: reciclagemdeplastico.org.br .

O “Reciclagem de Plásticos” é uma iniciativa do Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast), idealizado pela Braskem – maior produtora de resinas termoplásticas das Américas e da  ABIPLAST –  Associação Brasileira da Indústria do Plástico, e visa colaborar para o descarte correto do lixo reciclável. Estudos do Ipea projetam que o país perde oito bilhões de reais, anualmente, com o descarte incorreto de resíduos que poderiam ser reaproveitados,  gerando trabalho e renda para uma parcela da população.

Etapas do processo de reciclagem

O plástico é 100% reciclável e o ciclo da reciclagem começa com o consumidor, na coleta seletiva dos produtos plásticos. O material recolhido é levado para os Centros de Triagem onde é separado pelo tipo de plástico em sua composição, identificado por meio de números (de 1 a 7).

Separados os tipos de plásticos, são levados para as recicladoras, onde são executadas a fragmentação (moagem), lavagem, separação, secagem e extrusão. Destes processos sai a matéria-prima, que é enviada para os transformadores, que a transformam em novos produtos plásticos, fechando o ciclo da reciclagem e promovendo a sustentabilidade.

Sobre o PICPlast
PICPlast – Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico – é uma iniciativa criada em 2013 pela ABIPLAST – Associação Brasileira da Indústria do Plástico – e pela Braskem que prevê o desenvolvimento de programas estruturais que contribuam com a competitividade e crescimento da transformação plástica, incluindo investimentos para aumentar as exportações de produtos transformados, incentivo à inovação e o reforço na qualificação profissional e na gestão empresarial.

 Sobre a Braskem
A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com volume anual superior a 20 milhões de toneladas, incluindo a produção de outros produtos químicos e petroquímicos básicos, e com faturamento anual de R$ 54 bilhões. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países, conta com 8 mil integrantes e opera 40 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.

 Sobre a ABIPLAST
A Associação Brasileira da Indústria do Plástico – ABIPLAST representa o setor de transformados plásticos desde 1967, atuando para aumentar a competitividade da indústria. Para isso, realiza ações que promovem novas tecnologias, novos processos, pesquisa de produtos com foco na sustentabilidade, entre outras. A ABIPLAST representa atualmente 11.670 empresas que empregam um total de 358.000 mil pessoas.

<<AnteriorPróxima>>